Linha de Café Premium da Segafredo terá rastreamento com blockchain
A Massimo Zanetti Beverage Group, responsável pela linha de cafés Segafredo anunciou que usará a tecnologia blockchain para rastrear a cadeia de produção de uma linha premium de seus cafés
A Massimo Zanetti Beverage Group, responsável pela linha de cafés Segafredo anunciou que usará a tecnologia blockchain para rastrear a cadeia de produção de uma linha premium de seus cafés.
Segundo o comunicado a linha será chamada de “Segafredo Storia” e, como toda ela terá seu registro de cadeia de produção feito em blockchain, terá com mote de venda ser “premium e sustentável”.
A companhia divulgou que usará a plataforma de blockchain da IBM para fazer o rastreio. Inicialmente os produtos da linha “Storia” serão comercializados na Europa mas com previsão de em breve serem disponibilizados no Brasil.
“É a nova fronteira da rastreabilidade e da transparência apoiada pelos dados blockchain”, diz a Massimo Zanetti Beverage Group.
Assim como outras soluções do tipo, no caso dos cafés da linha “Storia” será disponibilizado um QR Code na embalagem com o qual será possível ao consumidor apontar o celular e ler o código com s informações.
Ao ler este código QR, o consumidor entra numa aplicação chamada Farmer Connect; é esta plataforma que extrai informações diretamente da plataforma de dados de blockchain encriptada da IBM e que serve para ligar o utilizador a agricultores, comerciantes e marcas.
Entre os dados que é possível consultar com recurso à tecnologia de blockchain, e além da informação sobre os locais e as pessoas envolvidas na produção, estão a zona onde o café foi cultivado e as zonas do globo por onde passou o transporte, desde a torrefação até à embalagem.
Café, blockchain e criptomoedas
Na linha de unir o universo das criptomoedas com o ecossistema de cafés uma recente iniciativa entre o Café da Margem – idealizado há um ano pela plataforma Grape ESG e em colaboração com a Nescafé, a marca de cafés da Nestlé – e a MOSS, controladora do token de crédito de carbono MCO2, criou o primeiro estabelecimento comercial do mundo a oferecer no cardápio créditos de carbono.
A iniciativa visa neutralizar os gases de efeito estufa e minimizar os impactos do aquecimento global por meio da compensação da pegada de carbono entre as pessoas físicas.
O cliente, ao comprar o token na cafeteria receberá por e-mail um certificado mostrando a área preservada pela iniciativa, além de seu impacto positivo ao meio ambiente. Também será possível armazenar o crédito, que não expira, em uma carteira digital, para venda futura.
Os preços variam de acordo com a cotação do token.
“Esta é uma oportunidade de reparar os impactos negativos ao planeta através de uma missão ao alcance de todos”, afirma Luis Felipe Adaime, CEO e Fundador da MOSS. “A parceria com o Café da Margem torna mais didático e democrático o acesso ao crédito de carbono da MOSS, o primeiro ativo digital verde do mundo”, complementa.
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