Regulador de valores mobiliários da Índia prepara adoção de blockchain
O presidente do regulador do mercado de valores mobiliários da Índia pede a exploração dos melhores usos possíveis da blockchain para os mercados de valores mobiliários.
O presidente do Conselho de Segurança e Câmbio da Índia (SEBI), Ajay Tyagi, aposta na tecnologia blockchain e recomenda a exploração do melhor uso possível da blockchain nos mercados de valores mobiliários.
A SEBI é a reguladora do mercado de valores mobiliários indiano. Em 23 de janeiro, falando em uma conferência de pesquisa sobre ‘Mudança do cenário do mercado de valores mobiliários’, organizada pelo Instituto Nacional de Mercados de Valores Mobiliários, Patalganj, Tyagi disse que as aplicações de blockchain, inteligência artificial e aprendizado de máquina têm o potencial de trazer uma mudança de paradigma no mercado de valores mobiliários.
“O Blockchain pode ser usado na compensação, liquidação e manutenção de registros, devido aos seus benefícios na manutenção de registros em livros distribuídos, enquanto continua sendo uma única fonte de verdade.”
Ele toma exemplo de alguns projetos internacionais de blockchain e solicita pesquisas nessas áreas.
“As soluções baseadas em blockchain estão sendo desenvolvidas por algumas bolsas de valores estrangeiras para liquidação e por bolsas domésticas para fins de manutenção de registros KYC. Há uma necessidade de pesquisa ativa sobre essas tecnologias para explorar o melhor uso possível nos mercados de valores mobiliários. ”
Mais peso para as novas tecnologias
Tyagi também enfatizou o uso das mais recentes tecnologias, incluindo inteligência artificial, aprendizado de máquina e blockchain para otimizar o mercado de valores mobiliários. A tecnologia tem desempenhado um papel importante na transformação do mercado de capitais. Ele disse:
“Identificar más práticas no mercado usando as ferramentas padrão está cada vez mais difícil. A SEBI já planejou o projeto Data Lake para aumentar a capacidade analítica com ferramentas analíticas avançadas, como IA / ML, aprendizado profundo, análise de big data e processamento de linguagem natural, etc. ”
Embora o governo indiano tenha uma abordagem positiva sobre o uso da blockchain em vários casos, não é especificamente positivo na criptomoeda. Como o Cointelegraph publicou, o Supremo Tribunal da Índia está ouvindo uma petição contra a proibição do canal bancário imposto pelo Reserve Bank of India. A próxima audiência deste caso está marcada para 28 de janeiro.