Gigante de custódia de valores Prosegur vai criar ‘bunker’ para proteger criptomoedas
Gigante de custódia de ativos Prosegur vai proteger ativos digitais com bunker “inacessível” de altíssima segurança.
O braço de custódia de criptomoedas da gigante espanhola de segurança de ativos Prosegur anunciou a criação de um bunker para proteger ativos digitais.
A Prosegur Crypto foi criada especificamente para a custódia de valores no mercado de criptomoedas, como noticiou o Cointelegraph Brasil em novembro de 2020.
Agora, a empresa garante que o novo bunker de criptomoedas será fisicamente projetado para o armazenamento e gestão de ativos digitais, fisicamente “inacessível”, conforme notícia do diário El Economista.
A solução é desenvolvida em parceria com a empresa de cibersegurança GK8 e terá uma infraestrutura própria, além de adotar instalações, tecnologias e protocolos de segurança para minimizar os riscos da custódia de criptoativos.
A iniciativa também incorpora 100 medidas de segurança em seis camadas integradas para prevenir qualquer possibilidade de ataque, físico ou virtual, usando a abordagem conhecida como “Inacessibilidade 360”.
O espaço também estará localizado dentro de um dos 550 cofres da Prosegur, que hoje são responsáveis pela custódia de 400 bilhões de euros em ativos anualmente.
A empresa ainda diz no anúncio que o ambiente de proteção foi desenvolvido em “nível militar”, com câmeras em circuito fechado, controle de acesso biométrico, salas com controle de isolamento e acompanhamento de militares em todas as instalações.
O bunker também foi isolado de qualquer comunicação externa, usando firewalls desenvolvidos especialmente para esta finalidade.
A Prosegur tem explorado o mercado de criptomoedas com serviço de custódias e até investimentos na indústria. Em fevereiro de 2021, a empresa espanhola anunciou que buscava startups de segurança e custódia no Brasil para realizar investimentos.
LEIA MAIS