O segundo teste da Ethereum 2.0 a põe no caminho para um lançamento em 2020

Sem problemas de participação desta vez e muito menos bugs relatados.

A Ethereum lançou com sucesso mais um teste de ensaio para a próxima Ethereum 2.0 Phase 0, apelidado de Zinken.

O lançamento ocorreu na segunda-feira às 12 horas UTC e, ao contrário das tentativas anteriores, foi um lançamento tranquilo com participação suficiente e sem grandes bugs.

A testnet foi organizada após o lançamento agridoce da Spadina, o primeiro ensaio que teve como objetivo testar a plataforma de lançamento para os stakers.  

  Como o Cointelegraph relatou na época, a testnet Spadina sofreu com a baixa taxa de participação, o que resultou que muitos validadores que se inscreveram na testnet não conseguiram colocar seus clientes online. Embora inicialmente se acreditasse que isso se devia à falta de incentivos econômicos, uma análise mais aprofundada mostrou que os bugs nos clientes eram responsáveis por uma parte significativa dos problemas. 

Manter uma alta taxa de participação é fundamental para a integridade da rede, pois mais de 66% das participações devem confirmar os blocos para que a blockchain seja considerada finalizada, o que significa que os blocos não podem mais ser revertidos.

Zinken se tornou a primeiro testnet que ultrapassou o limite de finalização poucos minutos depois de sua existência, provando ser o lançamento de testnet de maior sucesso até agora. Embora ainda estivesse abaixo do ideal de 90%, a participação ficou acima de 75% desde o começo.   

Os desenvolvedores da Ethereum 2.0 ficaram satisfeitos com o lançamento, observando que “o bate-papo no Discord está silencioso” – um sinal positivo quando comparado aos fluxos anteriores de relatórios de bugs e problemas, disseram eles.

Essa foi a confirmação de que os desenvolvedores precisavam para prosseguir com o lançamento da mainnet. Vitalik Buterin, que também esteve presente durante a ligação, acrescentou que a equipe ainda pode fazer mais alguns ensaios, mas que eles provavelmente serão reservados aos desenvolvedores.

Danny Ryan, o coordenador principal da Ethereum Foundation para a Ethereum 2.0, estava otimista com a possibilidade de um lançamento em 2020:

“Essa é minha impressão [que o lançamento de 2020 está certo]. Este é um diálogo em curso com as equipes do cliente e precisamos dar uma olhada nessa testnet. Mas é meu entendimento de que ela irá desencadear a próxima série de eventos. Sempre há bloqueadores que podem aparecer, [então] precisamos fazer isso com responsabilidade ”.

Ele observou que a prontidão é difícil de avaliar e requer a contribuição de todos os participantes, mas houve um bom progresso recentemente.

A Ethereum 2.0 Fase 0 contará com o lançamento de uma cadeia de beacon, o primeiro bloco de construção da nova blockchain. A vida no Ethereum 1.0 continuará como antes, uma vez que as duas blockchains quase não terão interação uma com a outra além de um contrato de depósito unilateral. Até que as fases posteriores cheguem, os stakers serão incapazes de retirar ou transferir o Ether (ETH) que comprometeram.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...