SEC x Coinbase: Alex Mashinsky diz que Celsius terá que ‘pagar para ver’ as consequências
O CEO da Celsius também busca clareza para produtos semelhantes, enquanto Mark Cuban aconselha que se vá para a ofensiva.
O suporte para a Coinbase e seu CEO, Brian Armstrong, tem chegado da comunidade criptomoedas desde que a empresa divulgou em um documento regulatório na quarta-feira que havia recebido uma Notificação de Wells da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.
O regulador ameaçou processar exchange por causa de seu programa de empréstimo proposto, que ofereceria 4% de juros sobre as participações do cliente na moeda estável USD (USDC). Armstrong acessou o Twitter na quarta-feira para expressar sua consternação com a falta de clareza do regulador sobre o motivo pelo qual ele acredita que o produto é um seguro. As plataformas Meaival Celsius e BlockFi oferecem produtos semelhantes.
Falando ao Yahoo Finance na quarta-feira, o cofundador e CEO da Celsius Network, Alex Mashinsky, disse que todos na indústria cripto estavam procurando clareza regulatória:
“Acho que estamos passando por águas turvas agora e precisamos ter clareza, e isso vai levar um pouco de tempo antes de obtermos as regras e começarmos a correr mais rápido”.
Mashinsky disse ao Cointelegraph que a Coinbase já fornece rendimentos sobre ativos digitais como o Ether (ETH), então a SEC parece ter um problema particular com a oferta de juros sobre depósitos de stablecoin USDC.
“A SEC afirma que o rendimento do USDC pode ser um título se pago a investidores não credenciados. A Coinbase não pediu permissão para todos os ativos apenas para USDC. ”
A Celsius, que tem mais de US$ 20 bilhões em ativos sob gestão, também paga rendimentos em USDC e outras moedas estáveis para investidores não credenciados. No entanto, Mashinsky disse que a Celsius foi a pioneira na área e seus produtos “demoraram muito para serem aperfeiçoados … ajuda ser o primeiro a descobrir as coisas”.
Quando questionado sobre se isso significa que a Celsius seria capaz de navegar com sucesso por escrutínio regulatório semelhante à Coinbase, ele respondeu:
“Todos têm que esperar para ver o que a SEC emitirá como regulamentação. Parece que a Coinbase quer levar a SEC a tribunal como o XRP e provar que eles foram além de seu regulamento. ”
O investidor bilionário e proprietário do Dallas Mavericks, Mark Cuban, acessou o Twitter na quarta-feira, aconselhando Armstrong e a Coinbase a “irem para a ofensiva” e rotular a ação como “Regulamentação via Litígio”.
Brian, isso é “Regulamentação por meio de litígio”. Eles não são capazes de resolver isso sozinhos e têm medo de cometer erros ao fazê-lo. Eles deixam isso para os advogados. Apenas as pessoas que você não deseja que impactem as novas tecnologias. Você tem que ir para a ofensiva
— Mark Cuban (@mcuban) Setembro 8, 2021
Em um tweet posterior, ele afirmou que, ao processar, a SEC “pode jogar em seu tribunal local para regulamentá-la”, acrescentando que isso poderia mudar a forma como as finanças descentralizadas, ou DeFi, funcionam, mas também vê-las crescer. Cuban exortou a Coinbase a ser agressiva em sua resposta à ameaça de ação legal para o bem do resto da indústria.
“É melhor para a indústria que eles contratem a SEC, em vez de a SEC ir atrás de uma pequena entidade descentralizada e obter um julgamento rápido que se torna a lei do país para DeFi.”
Relacionado: A criptomoeda é grande demais para existir fora das políticas públicas, alerta o presidente da SEC
A autora de economia Frances Coppola explicou que acredita que, segundo a lei, se juros forem cobrados ou cobrados sobre empréstimos simbólicos, esses “contratos de empréstimo” são considerados títulos.
Muito simples, Brian. Você pode emprestar seus tokens gratuitamente e outras pessoas podem emprestar seus tokens gratuitamente. Mas se você, ou eles, cobrar juros sobre tokens de empréstimo ou lucrar de qualquer outra forma com tokens de empréstimo, eles são títulos. https://t.co/kTMxNwmMkB
— (((Frances ‘Cassandra’ Coppola))) (@Frances_Coppola) Setembro 8, 2021
A Bloomberg considerou que o presidente da SEC, Gary Gensler, acaba de enviar um alerta para outras empresas de criptomoedas que oferecem produtos semelhantes em um de seus movimentos mais agressivos e recentes contra a indústria.
LEIA MAIS