SEC toma medida contra empresas por oferta ilegal de bitcoin.
Em ação coordenada, a Securities and Exchange Commission (SEC), a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e o Federal Bureau of Investigation (FBI) tomaram medidas contra um corretor de valores por violar leis federais, ao oferecer serviços baseados em bitcoin.
Em 27 de setembro de 2018, a SEC anunciou que tinha apresentado uma queixa no Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito de Columbia contra a empresa 1pool, 1boner, e seu CEO Patrick Brunner, na Áustria. A queixa denunciada swaps para investidores americanos e outros em todo o mundo sem atender aos “limites de investimentos discricionários exigidos” pela lei federal de valores mobiliários. Segundo pronunciamento:
“Aproveitando a conscientização pública e a popularidade do bitcoin, o site dos Réus e plataforma de negociação, www.1broker.com, anuncia que “conectamos Bitcoin com os mercados globais”. O problema com os negócios dos Réus é que eles estão oferecendo ilegalmente transações de Autora Commodity Futures Trading Commission”.
Comentando as alegações, Shamoil Shipchandler, diretor do escritório regional da SEC em Fort Worth, disse que a SEC protegeria os investidores dos EUA em qualquer plataforma, independentemente da moeda usada na transação.
“As empresas internacionais que operam com investidores dos EUA não podem contornar o cumprimento das leis federais de valores mobiliários usando criptomoedas.”
A CFTC apresentou uma queixa semelhante contra a 1Broker por oferecer ilegalmente transações off-exchange, não se registrando como um Futures Commission Merchants (FCM), e falha em implementar recursos de prevenção de lavagem de dinheiro e supervisão.
A declaração da CFTC diz:
“Entidades obrigadas a serem registradas como FCMs como 1pool, são obrigadas pela Regulamentação da Comissão a supervisionar diligentemente todas as atividades de seus diretores, funcionários e agentes relacionados a seus negócios como um FCM, incluindo o gerenciamento de contas de clientes, e implementar e manter sistemas e procedimentos de supervisão adequados. “
Respondendo à alegação da SEC, a 1Broker assegurou aos clientes a segurança de seus fundos e disse que eles estavam prontos para cooperar com a SEC.
Fonte: Guia do Bitcoin