SEC declara que criptomoeda do Telegram ‘vale menos do que um donuts’
Em 27 de janeiro, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) reforçou seus argumentos contra o Telegram, chamando seu token Gram de menos valioso do que um donut.
Em 27 de janeiro, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission – SEC) reforçou a documentação de sua ação contra o Telegram, dizendo que o token Gram vale menos que donuts, o famoso doce norte-americano.
Ataque da SEC
No mais recente de sua batalha contra o Telegram e a Telegram Open Network (TON), a SEC argumentou em um memorando ao Tribunal Distrital do Sul de Nova York:
“O Telegram ofereceu e vendeu Grams como valores mobiliários quando prometeu entregá-los em troca de fundos nos termos dos Contratos de Compra. Essa realidade não teria mudado se o Tribunal permitisse que o Telegram ofertasse os Grams aos Compradores Iniciais como parte de uma ampla distribuição pública, o que viola a Seção 5 e contra o qual o Tribunal deveria exigir ”.
No memorando, a SEC inclui algumas críticas ao serviço de mensagens instantâneas. A SEC teria apelado ao Telegram para fazer “duas etapas em torno das provisões de registro” e realizar “manobrabilidade”, fabricando a diferença entre o investimento de um comprador em Grams e a entrega dos Grams, o que lhes permitiria reter informações normalmente nas regulamentações. A criação de Pavel Durov, sustenta o documento, deu um argumento “confuso” sobre a “existência”, já que “os Grams nunca serão tangível”. A SEC conclui:
“A tentativa do Telegram de evitar essa verdade econômica rotulando Grams de ‘commodities’ também é falha. Grams não são mercadorias. Ao contrário do ouro, das histórias em quadrinhos e dos donuts de Krispy Kreme – mercadorias que o Telegram se compara aos Grams -, os Grams não têm valor intrínseco. ”
Histórico
O Cointelegraph noticiou o início dos problemas legais do Telegram no ano passado, quando a SEC entrou com uma ação de emergência para congelar a venda de tokens Gram pela empresa.
Pelas alegações, o Telegram teria vendido Grams apenas a investidores credenciados na oferta inicial. Mas os detentores poderiam revendê-los – uma violação da Regra 506 (c) de acordo com a SEC:
“Quando o Telegram entregar os Grams aos compradores iniciais, eles poderão revender bilhões de Grams no mercado aberto ao público investidor. O Telegram e / ou suas afiliadas facilitarão essas vendas nas plataformas de negociação de ativos digitais. Assim que essas revendas ocorrerem, a Telegram concluirá sua oferta não registrada com bilhões de Grams negociados em várias plataformas para um grupo disperso de investidores. ”