SEC processa Atlas Trading por esquema de manipulação de ações de US$ 100 milhões
Oito indivíduos promoveram uma demanda enganosa por ações via Twitter, Discord e YouTube para vender suas ações em um ponto alto.
A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos entrou com uma ação contra oito indivíduos associados à Atlas Trading, um fórum baseado no Discord. Os cofundadores do fórum, podcasters afiliados e YouTubers estão sendo acusados de manipulação de ações.
A ação foi apresentada ao Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Sul do Texas em 13 de dezembro. O regulador acusa os réus de violar a Seção 17(a) dda Lei de Valores Mobiliários e a Seção 10(b) da Lei de Negociação de Valores Mobiliários.
De acordo com a SEC, os blogueiros ganharam nada menos que US$ 100 milhões adquirindo posições substanciais em alguns títulos, recomendando essas ações a seus seguidores e depois vendendo suas ações para a demanda gerada por suas “promoções enganosas”. As empresas Alzamend Neuro, Torchlight Energy Resources e ABVC foram citadas como exemplos de promoção fraudulenta de ações. Nenhuma criptomoeda ou outro ativo digital foi mencionado na reclamação.
A lista de réus inclui o cofundador da Atlas Trading Edward Constantin, também conhecido como MrZackMorris, “CEO” do mesmo fórum Perry Matlock, os autores do canal do YouTube Goblin Gang Thomas Cooperman e Gary Deel, os apresentadores do podcast Pennies: Going in Raw Mitchell Hennessey e Daniel Knight, fundador do fórum Sapphire Trading John Rybarcyzk e um influenciador do Twitter Stefan Hrvatin, também conhecido como LadeBackk.
Enquanto Constantin, Matlock, Cooperman, Deel, Hennessey, Hrvatin e Rybarcyzk são qualificados como “réus primários” pelo demandante, Knight estava supostamente “ajudando e incentivando” eles. A Comissão busca uma liminar permanente para que os defensores se abstenham de praticar quaisquer práticas do tipo alegado na denúncia, o que poderia significar efetivamente dar conselhos sobre negociação de ações.
A SEC esteve ocupada recentemente, acusando o ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, de fraudar clientes dos EUA e ocultar o desvio de fundos de clientes, e tomar outras medidas para impedir os esforços da Grayscale Investments de lançar um fundo negociado em bolsa de Bitcoin (ETF).
VEJA MAIS: