SEC rejeita o pedido da WisdomTree para um ETF de Bitcoin à vista… novamente
Semelhante à sua rejeição em dezembro de 2021 de um veículo de investimento Bitcoin da WisdomTree, a SEC citou preocupações sobre fraude e manipulação de mercado.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ou SEC, desaprovou uma mudança de regra que permitiria o provedor de fundos negociados em bolsa (ETF) WisdomTree listar e negociar ações de um ETF de Bitcoin.
De acordo com um registro de 11 de outubro, a SEC rejeitou uma proposta de mudança de regra que permitiria à WisdomTree listar e negociar ações de seu Bitcoin BTC Trust na Cboe BZX Exchange após vários atrasos devido a extensões e períodos de comentários. A WisdomTree apresentou pela primeira vez o pedido de ETF de Bitcoin em 25 de janeiro com publicação no registro federal em 14 de fevereiro.
A SEC disse que qualquer mudança de regra em favor da aprovação do ETF não seria “projetada para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras” nem “proteger os investidores e o interesse público”. Will Peck, chefe de ativos digitais da WisdomTree, disse ao Cointelegraph em uma entrevista em setembro que as alegações de manipulação de mercado da SEC provavelmente seriam “o osso mais difícil de quebrar” em uma aprovação de ETF.
Peck disse na época que a WisdomTree estava “meio que assistindo isso e vendo o que vai acontecer”, mas não planejava adotar a abordagem da Grayscale ao entrar com uma ação contra a SEC sobre a rejeição de seu ETF Bitcoin. Ele acrescentou que a empresa planeja “se envolver de forma mais produtiva” com o regulador dos EUA, postulando que a SEC “finalmente chegará lá” ao aprovar um veículo de investimento em criptomoeda.
Semelhante à sua rejeição em dezembro de 2021 de uma oferta de ETF de Bitcoin da WisdomTree, a SEC concluiu que a bolsa BZX não tinha a capacidade de “obter informações necessárias para detectar, investigar e impedir fraudes e manipulação de mercado, bem como violações das regras da bolsa e leis e regras de valores mobiliários federais aplicáveis.” Além disso, o regulador financeiro disse que a BZX não conseguiu fornecer dados que demonstrem “que o wash trading e outras possíveis fontes de fraude e manipulação no mercado à vista de Bitcoin mais amplo serão ignoradas pelos participantes do mercado”.
“A BZX não cumpriu seu ônus de demonstrar uma base adequada nos registros para a Comissão considerar que a proposta é consistente com a Seção 6 (b) (5) do Exchange Act, 225 e, consequentemente, a Comissão deve desaprovar a proposta”, disse o registro.
Até o momento, a SEC não aprovou um único pedido de ETF de criptomoeda nos Estados Unidos, apesar das críticas de muitos legisladores, reguladores e líderes do setor. No entanto, o regulador começou a aprovar ETFs vinculados a futuros de Bitcoin a partir de 2021, dando luz verde a empresas como ProShares e Valkyrie.
O Cointelegraph entrou em contato com a WisdomTree, mas não recebeu uma resposta no momento da publicação.
VEJA MAIS: