SEC multa Nvidia por informações inadequadas sobre mineração cripto
A Securities and Exchange dos Estados Unidos (SEC) multou a Nvidia em US$ 5,5 milhões por divulgar de forma incorreta as receitas oriundas da venda de produtos usados para minerar criptomoedas.
Para o principal órgão de fiscalização financeira dos EUA, a companhia de tecnologia, que é conhecida globalmente pelas suas unidades de processamentos gráficos (GPUs), subnotificou os resultados obtidos pela demanda de usuários e empresas de mineração cripto aos seus produtos.
Em comum acordo, a Nvidia se comprometeu a pagar uma multa de US$ 5,5 milhões por divulgar de forma inadequada as suas receitas financeiras.
Nvidia oculta receitas oriundas do mercado cripto
Segundo a SEC, a Nvidia errou em não revelar que o “aumento nas vendas de jogos foi impulsionado em parte significativa pela mineração de criptomoedas”. Além disso, a empresa não especificou qual o papel da demanda do setor cripto em suas vendas.
Conforme destacado por Kristina Littman, chefe da unidade de ativos cripto e cibernéticos da SEC, o ocultamente dessas informações impossibilita os investidores de fazerem uma correta avaliação dos resultados da empresa no mercado.
“Todos os emissores, incluindo aqueles que buscam oportunidades envolvendo tecnologia emergente, devem garantir que suas divulgações sejam oportunas, completas e precisas.”
De fato, o mercado cripto tem sido um forte “cliente” da Nvidia. Resultados mostram que o faturamento de suas GPUs quase dobrou no primeiro trimestre do nao passado, em meio ao boom visto na mineração das principais criptomoedas.
A demanda dos mineradores por produtos computacionais causou uma forte escassez e aumento de preços desses itens nos últimos anos. Como consequência, a Nvidia e demais empresas do setor tiveram que tomar medidas para não desagradar a sua fiel base de consumidores gamer, mesmo com suas receitas aumentando.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Metaverso em foco
O mercado cripto está em forte contração em 2022, com as principais criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) estando bem abaixo das suas máximas do ano passado. Paralelo a isso, a Nvidia tem tido lucros cada vez menores com este setor.
No entanto, a companhia parece empenhada em seguir explorando esta indústria. Além de desenvolver produtos específicos para mineração, a empresa tem tido grande foco no metaverso.
No início do ano, a Nvidia anunciou o desenvolvimento de programa para dar suporte a artistas e criadores de conteúdos em mundos digitais. O “Omniverse” permitirá a construção de itens que podem ser usados em diversos ambientes de realidade virtual e projetos de metaverso já existentes.
O artigo SEC multa Nvidia por informações inadequadas sobre mineração cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.