SEC tem 45 dias para responder ao pedido do ETF de Bitcoin do VanEck
Mais uma vez, é temporada de decisões do ETF de Bitcoin, para o regulador de valores mobiliários da América em meio a uma mudança na guarda da comissão.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos agora tem 45 dias para entregar uma decisão inicial sobre o depósito do fundo negociado em bolsa VanEck Bitcoin (BTC), tendo publicado oficialmente a apresentação da empresa em seu site em 15 de março.
Agora, a SEC tem que aprovar, recusar ou estender o período de revisão para o arquivamento do Bitcoin ETF dentro da janela de 45 dias. A SEC pode estender a janela de deliberação até 249 dias antes de entregar uma decisão final. O público também tem um período de três semanas para enviar comentários no site da SEC.
Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, a Chicago Board Options Exchange, ou CBOE, entrou com um pedido para listar o VanEck Bitcoin ETF em janeiro. VanEck foi um dos aspirantes ao ETF BTC em 2017, quando várias empresas estavam procurando obter a aprovação da SEC para um ETF Bitcoin.
Na época, a unidade de gerenciamento de ativos fez parceria com a startup de blockchain SolidX para registrar um Bitcoin ETF conjunto. No entanto, o ETF VanEck/SolidX BTC foi retirado antes que a SEC proferisse uma decisão sobre o depósito.
Em janeiro, a SolidX entrou com um processo contra VanEck, acusando este último de plagiar seu ETF de Bitcoin. De acordo com os detalhes da reclamação, a SolidX disse que VanEck agiu de má fé ao apresentar um ETF Bitcoin com base em seu trabalho.
Com a mudança na liderança da comissão após a saída de Jay Clayton em dezembro de 2020, as empresas nos EUA estão tentando mais uma vez obter um ETF de Bitcoin. O mandato de Clayton na SEC fez com que a comissão rejeitasse nove ETFs de Bitcoin .
A natureza não regulamentada do mercado à vista de Bitcoin era um refrão popular associado a cada rejeição. Durante o período, a SEC rotineiramente apontou esta questão como motivo de preocupação, afirmando que a manipulação de preços não era difícil de conseguir, portanto, a aprovação do ETF de BTC estava fora do jogo.
No início de março, a empresa de gestão de ativos WisdonTree, sediada em Nova York, apresentou um pedido de ETF de Bitcoin à SEC. Enquanto isso, alguns analistas de mercado dizem que as aprovações do ETF de BTC no Canadá podem estimular a comissão a reconsiderar sua reticência anterior.
De fato, no mês de fevereiro, os reguladores de valores mobiliários canadenses aprovaram alguns ETFs de Bitcoin, tornando-se o primeiro desses produtos de investimento na América do Norte. Após o sucesso inicial desses ETFs, algumas empresas estão agora procurando expandir seu catálogo lançando ETFs Ether (ETH).
Leia mais: