Presidente da SEC dos EUA diz que está aberto ao relançamento da FTX sob nova liderança, diz reportagem

“Se Tom ou qualquer outra pessoa quisesse estar nesta área, eu diria: ‘Faça isso dentro da lei’”, disse o presidente da SEC, Gary Gensler.

O chefe da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) deu a entender que estaria aberto ao relançamento da exchange de criptomoedas FTX – desde que sua nova administração atue dentro dos limites da lei.

Os comentários do presidente da SEC, Gary Gensler, foram feitos em resposta a relatos de que Tom Farley, ex-presidente da Bolsa de Valores de Nova York, estaria considerando comprar a falida exchange de criptomoedas fundada pelo fraudador condenado Sam Bankman-Fried.

“Se Tom ou qualquer outra pessoa quisesse estar nesta área, eu diria: ‘Faça isso dentro da lei’”, disse Gensler em entrevista na DC Fintech Week em 8 de novembro, de acordo com uma reportagem da CNBC. Ele adicionou:

“Conquiste a confiança dos investidores e garanta que você está fazendo as divulgações adequadas – e também que não está misturando todas essas coisas, negociando contra seus clientes ou usando os criptoativos deles para seus próprios fins.”

Farley é o CEO da exchange de criptomoedas Bullish, fundada em 2021.

A startup Fintech Figure Technologies e a empresa de capital de risco de criptomoedas Proof Group são os outros dois concorrentes à compra da FTX, de acordo com uma reportagem publicada em 8 de novembro pelo Wall Street Journal, que citou pessoas familiarizadas com o assunto.

Os 3 licitantes do leilão da FTX são:

Bullish – Exchange de criptomoedas dirigida por Tom Farley
Figure Technologies – startup de fintech e o
Proof Group – empresa de capital de risco de criptomoedas

Os três licitantes liderarão um consórcio

— Sunil (FTX Creditor Champion) (@sunil_trades)

O vencedor poderá reinaugurar a exchange após a conclusão do processo de falência no ano que vem, de acordo com o WSJ.

Criptomoedas ainda têm seu quinhão de fraudadores, diz Gensler

Enquanto isso, à luz da condenação de Bankman-Fried, Gensler disse que a indústria de criptomoedas ainda está repleta de fraudadores e sugeriu que mais trabalho precisa ser feito para proteger os investidores.

“Pense em quantos atores neste espaço não estão cumprindo neste momento as sanções internacionais e as leis de lavagem de dinheiro e estão usando as criptomoedas em ações nefastas ou maléficas. Sem nomear indivíduos ou empresas, Gensler acrescentou:

“Se for um fraudador atuando desonestamente, por que os quereríamos em nossos mercados?”

Apesar da repressão da SEC à indústria de criptomoedas, o senador dos EUA, Tom Emmer, já havia criticado Gensler e o órgão regulador de valores mobiliários em dezembro por não terem percebido as falhas de FTX, Terra-LUNA, Celsius e Voyager que, coletivamente, liquidaram bilhões de dólares de investidores de criptomoedas.

AGORA: O congressista norte-americano Tom Emmer diz que o presidente da SEC, Gary Gensler, é tão ineficaz quanto incompetente.

— Watcher.Guru (@WatcherGuru)

Emmer chegou ao ponto de sugerir que Gensler ajudou Bankman-Fried a obter um “monopólio regulatório” sobre a indústria de criptomoedas antes do colapso da FTX, mas a declaração não foi apoiada por nenhuma evidência concreta.

A SEC está atualmente movendo ações judiciais contra a Binance, a Coinbase e a Ripple por supostas violações de leis de valores mobiliários e contra a Grayscale, que deseja converter o Grayscale Bitcoin Trust em um fundo negociado em bolsa de Bitcoin à vista.

LEIA MAIS

Você pode gostar...