FUD da SEC dos Estados Unidos não assusta mais o Bitcoin e os traders

As criptomoedas e o Bitcoin subiram nas últimas semanas, mesmo com pressão regulatória da SEC dos EUA.

Quando eventos regulatórios negativos ameaçam alterar toda a indústria de criptomoedas, geralmente vemos uma reação no preço e é sempre a contrária: queda.

No entanto, não foi isso que aconteceu no meio da SEC processando a Coinbase e a Binance nas últimas semanas. Na verdade, o preço do BTC se recuperou quase instantaneamente.

Ao longo das últimas semanas, o Bitcoin sofreu uma queda de -2,6% em meio às notícias mais quentes da SEC do ano. No acumulado do ano, o Bitcoin ainda acumula alta de mais de 60%.

Em meio a novas preocupações com a repressão da SEC às exchanges e a classificação de quais criptomoedas são títulos, muitas altcoins, notadamente as diretamente nomeadas como títulos nas últimas semanas, caíram mais de -20% em um dia. Outros caíram mais de -30%, evaporando uma quantidade significativa de valor nominal.

Como se vê, rumores estavam circulando sobre um fundo de hedge que estava despejando moedas no mercado, levando a liquidações forçadas dentro do ecossistema.

No entanto, uma coisa é clara: Bitcoin é uma criptomoeda, mas outras criptomoedas são diferentes do Bitcoin.

Embora o Bitcoin não tenha sido imune ao declínio recente, ele caiu em um grau menor do que o resto do universo cripto. Por sua vez, a dominância do Bitcoin atingiu seu nível mais alto desde maio de 2021, enquanto a cesta de altcoin agora está sendo negociada nos mesmos níveis do início de janeiro de 2023 e meados de novembro de 2022.

Da mesma forma, as saídas da Binance e da Coinbase são relativamente baixas, com US$ 597,2 milhões acumulados em saques desde que a notícia da SEC chegou aos holofotes públicos.

Para a Binance foi apenas um pequeno solavanco, comparado com o terremoto que foi a queda da FTX e da Terra Labs ano passado. Embora tudo pareça muito nebuloso e incerto por enquanto, isso é positivo de várias maneiras, todas favorecendo o Bitcoin.

Primeiro, as oscilações regulatórias estão perdendo força, tendo se tornado previsíveis, esgotadas e cansativas.

Em segundo lugar, o Bitcoin não é mencionado em nenhum lugar como um “título não registrado” por ninguém (talvez a única coisa que ainda faça sentido no mercado de cripto agora).

Em terceiro lugar, o saldo do Bitcoin nas exchanges continua caindo.

Atualmente, as exchanges mantêm 1,91 milhão de BTC disponíveis para negociação, com uma queda acentuada esperada para 1,74 milhão de BTC na quinta-feira da semana passada.

E quanto menos BTC disponível nas exchanges, menor a pressão potencial de venda.

Neste ponto, é seguro dizer que um ciclo de notícias particularmente perturbador não conseguiu exercer pressão para baixo, indicando que um fundo foi atingido – pelo menos por enquanto.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...