SEC dos EUA adia decisão sobre o fundo negociado em bolsa Bitcoin
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission – SEC) adiou sua decisão sobre a listagem e negociação de um fundo Bitcoin negociado em bolsa (ETF) até 30 de setembro, de acordo com um documento oficial divulgado pela SEC em 7 de agosto.
Os ETFs são títulos que rastreiam uma cesta de ativos proporcionalmente representada nas ações do fundo. Eles são vistos por alguns como um potencial passo à frente para a adoção em massa de criptomoedas como um instrumento de investimento regulado e passivo.
O fundo em questão é impulsionado pela empresa de investimentos VanEck e pela empresa de serviços financeiros SolidX, e deve listar na Bolsa de Valores de Chicago (CBOE) BZX Equities Exchange. A SEC agora tem quase mais dois meses para considerar uma mudança de regra proposta pela CBOE Global Markets Inc., que permitiria a cotação do fundo.
O aviso de hoje afirma que a SEC recebeu mais de 1.300 comentários sobre a mudança de regra proposta para listar e negociar ações de ações do SolidX BTC emitidas pelo VanEck SolidX Bitcoin Trust. De acordo com o documento, dentro de 45 dias após a apresentação de uma proposta de alteração de regra, ou dentro de 90 dias, se a Comissão julgar necessário, a Comissão aprovará, desaprovará ou prorrogará o período de consideração. O documento diz:
“Consequentemente, a Comissão, de acordo com a Seção 19 (b) (2) da Lei, 6 designa 30 de setembro de 2018 como a data em que a Comissão aprovará ou desaprovará ou iniciará uma ação para determinar se desaprovará, alteração de regra proposta (nº de arquivo SRCboeBZX-2018-040). ”
A VanEck e a SolidX anunciaram pela primeira vez o Bitcoin ETF, fisicamente apoiado, em 6 de junho. Segundo o arquivamento da SEC, o preço de cada ação do VanEck SolidX Bitcoin Trust está definido em US $ 200.000. O CEO da SolidX, Daniel H. Gallancy, disse à CNBC, que o alto preço reflete a intenção do fundo de se concentrar em investidores institucionais, em vez de varejistas.
No mês passado, a SEC adiou sua decisão sobre o pedido da empresa de investimento Direxion por um ETF Bitcoin até 21 de setembro. O regulador também rejeitou um recurso da Bats BZX Exchange, Inc. para listar e negociar ações da Winklevoss Bitcoin Trust, originalmente arquivado em 2016.
A agência citou a natureza amplamente desregulada dos mercados de Bitcoin como a principal razão para recusar o pedido, afirmando: “Quando o mercado à vista não é regulamentado – deve haver mercados de derivativos regulamentados significativos relacionados ao ativo subjacente com o qual a Bolsa pode entrar em acordo de compartilhamento de vigilância”.
Fonte: Cointelegraph