Golpistas visam usuários de caixas eletrônicos Bitcoin canadenses com placa de ‘em manutenção’
Caixas eletrônicos Bitcoin de Winnipeg marcados com placas de “em manutenção”.
Golpistas de Winnipeg, no Canadá, escolheram como alvo os usuários de caixas eletrônicos Bitcoin na cidade simplesmente colocando uma plaquinha na máquina. A polícia emitiu um alerta em 29 de agosto de que seguir as instruções no cartaz levará a uma perda irrecuperável de seu Bitcoin.
Hack de baixa tecnologia
Mesmo com uma moeda digital como o Bitcoin, a segurança segue nas mãos do usuário e um ataque simples pode ser o mais eficaz.
Os pilantras de Winnipeg adotaram exatamente essa tática. Eles colaram um aviso impresso à máquina. A placa dizia que a máquina estava passando por uma atualização de software. Por esse motivo, os usuários não deveriam depositar suas moedas compradas em sua própria carteira, mas sim usar um código QR fornecido pela máquina.
Os avisos foram encontrados em dois dos vinte caixas eletrônicos Bitcoin da cidade, mas a polícia disse que não havia encontrado qualquer vítima do golpe.
Também no Canadá
Em Fredericton, a dona de um restaurante foi passada para trás por um golpista que fingia ser da empresa de energia elétrica. Ela recebeu uma notificação de que o pagamento de sua última conta não havia sido recebido e que ela deveria depositar dinheiro em um caixa eletrônico Bitcoin ou a luz do restaurante seria cortada.
Depois de depositar mil dólares canadenses, ela foi informada de que o pagamento não havia sido efetivado e precisava depositar outros mais CAD$ 800.
A polícia informou uma série de ligações semelhantes a restaurantes locais na quarta-feira. Um representante da empresa de energia disse que nunca pediria que um cliente depositasse dinheiro em um caixa eletrônico Bitcoin aleatório, ainda mais ameaçando um corte imediato.
No início deste ano, a polícia canadense estava pedindo ajuda para identificar os fraudadores que atacavam os caixas eletrônicos Bitcoin com ataques de gasto duplo.