Organização Mundial de Saúde é vítima de golpistas roubar Bitcoins de doações contra o COVID-19
Os golpistas estão se passando pela Organização Mundial de Saúde para obter doações de COVID-19 em Bitcoin, relata a empresa de segurança cibernética Sophos.
À medida que o número de casos globais de coronavírus aumenta a cada dia, os golpistas online estão se voltando para criptomoedas como o Bitcoin (BTC) para roubar dinheiro sob a cobertura da pandemia global.
De acordo com a empresa de segurança cibernética Sophos, alguns criminosos on-line estão agora se passando pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na tentativa de roubar doações de criptomoedas para combater a pandemia do COVID-19.
Golpistas buscam lucrar com o recém-lançado Fundo de Solidariedade contra o COVID-19
Chester Wisniewski, especialista em segurança cibernética da Sophos, relatou os imitadores da OMS em um tweet de 19 de março, publicando capturas de tela de email de golpistas. De acordo com Wisniewski, os fraudadores estão tentando induzir as pessoas a enviá-las Bitcoin como uma doação ao Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 da OMS, lançado em 13 de março.
A OMS estabeleceu o novo fundo de coronavírus em parceria com a Fundação das Nações Unidas posteriormente depois que a agência classificou oficialmente o Coronavírus como uma pandemia em 11 de março. Conforme anunciado, o Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 foi lançado com o apoio de gigantes da Internet como Facebook e Google, convidando doadores individuais para apoiar o fundo através do site oficial.
A solicitação de doação falsa relatada por Wisniewski, no entanto, não se refere ao site. De acordo com a captura de tela, os imitadores pedem aos doadores em potencial que doam enviando Bitcoin diretamente para um endereço fornecido no email. Os personificadores também estão usando um endereço falsificado, donate@who.int, para fraudar as pessoas, de acordo com dados do pesquisador de segurança. Até o momento, os dois endereços Bitcoin listados nos e-mails falsos estavam vazios, de acordo com dados do explorador do Blockchain.com.
Captura de tela de e-mail falso solicitando doações de Bitcoin para a OMS. Fonte: Twitter
Fraudes de coronavirus envolvem cripto
Apesar de a OMS fornecer uma FAQ detalhada sobre seu Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19, não está claro se o fundo aceita doações em criptografia ou não. A Cointelegraph pediu à agência que elabore o assunto e atualizará essa história caso a organização responda.
Conforme noticiado pelo Cointelegraph, vários governos já alertaram o público sobre o surto de golpes de criptografia tentando capitalizar os temores generalizados relacionados ao COVID-19. Em 11 de março, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (Reino Unido) emitiu um aviso oficial sobre os golpistas de coronavírus, usando todas as formas possíveis para enganar as pessoas e dar-lhes dinheiro. O regulador escreveu:
“Cuidado com os golpes relacionados ao coronavírus (Covid-19). Esses golpes assumem várias formas e podem ser sobre apólices de seguro, transferências de pensões ou oportunidades de investimento com alto retorno, incluindo investimentos em criptomoedas. ”
Anteriormente, o Reino Unido a polícia também alertou sobre os golpistas de coronavírus que solicitam pagamentos em Bitcoin. A Cointelegraph também publicou sobre o ransomware com tema de coronavírus conhecido como CovidLock que infecta os dispositivos dos usuários e solicita o pagamento de US$ 100 em Bitcoin em troca de uma senha que retorne o controle do dispositivo ao proprietário.