SBI Ripple Asia vai testar serviço de liquidação de lojas do app de pagamentos baseado em XRP MoneyTap
SBI Ripple Asia está lançando um serviço de liquidação de armazenamento afiliado à SBI Holdings e ao MoneyTap.
A SBI Ripple Asia – uma subsidiária da gigante dos serviços financeiros japonês SBI Holdings – está lançando um serviço de liquidação de armazenamento afiliado ao aplicativo de pagamento voltado para o consumidor baseado em XRP MoneyTap, que é desenvolvido em conjunto por SBI Holdings e Ripple. A notícia foi divulgada pelo Cointelegraph Japão em 30 de maio.
Como publicado anteriormente, o MoneyTap – lançado no outono do ano passado – implementa o xCurrent, solução blockchain da Ripple, para permitir serviços internos de remessa quase instantâneos de banco a banco.
O novo serviço de liquidação de armazenamento pretende preparar o caminho para a implantação de serviços de pagamento in-store em grande escala usando o MoneyTap até o final do ano.
Sua primeira demonstração experimental – que aproveita a tecnologia de código QR usando smartphones – será levada a cabo pela SBI em um restaurante em Roppongi 1-chome Izumi Garden Tower, informou o Cointelegraph Japão. A SBI analisará as experiências do usuário para desenvolver o serviço antes do lançamento em escala.
Conforme relatado, o lançamento do MoneyTap foi finalizado depois que a SBI Holdings conseguiu obter uma licença dos reguladores japoneses em setembro de 2018 para lidar com pagamentos eletrônicos como “Provedor de Serviços de Agência de Liquidação Eletrônica” sob a legislação lançada em março de 2017.
O MoneyTap aspira finalmente ser um consórcio de 61 bancos japoneses – representando mais de 80% de todos os ativos bancários do Japão – participarem do serviço e receberem investimentos de 13 bancos japoneses em março.
Em abril, o CEO e diretor representante da SBI Holdings, Yoshitaka Kitao, foi indicado como executivo da Ripple Labs Inc.
Como um artigo do Cointelegraph descreveu recentemente, o lançamento da plataforma SBI Virtual Currencies pela SBI Holdings em julho de 2018 fez do Japão o primeiro país a abrigar uma exchange de criptomoeda de propriedade de um banco.
O relatório financeiro da exchange para o ano fiscal que terminou em 31 de março de 2019 revelou que alcançou lucratividade no primeiro ano de seu lançamento.
A SBI também fez uma ampla série de investimentos em empresas que desenvolvem infraestrutura e serviços cripto.