SBF’s lawyers terminate FTX representation due to conflicts of interest
Advogado Martin Flumenbaum acredita que os tweets “incessantes e disruptivos” de Sam Bankman-Fried impactaram negativamente os esforços de reorganização dos advogados.
Paul, Weiss, o escritório de advocacia que apoia o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried (SBF), em meio à falência, renunciou sua representação ao empresário, citando um conflito de interesses. A decisão de renunciar à representação ocorreu após os tweets de SBF atrapalhar os esforços de reorganização da firma.
Começando em 14 de novembro, SBF publicou uma série de tweets que atraíram muita atenção no Crypto Twitter. A mudança, no entanto, gerou especulações de que os tweets enigmáticos foram usados para distrair os bots, evitando que percebessem tweets excluídos simultaneamente. Embora nenhuma má intenção pudesse ser concluída, o advogado da Paul, Weiss, Martin Flumenbaum, acreditava que os “tweets incessantes e perturbadores” de SBF estavam impactando negativamente os esforços de reorganização:
“Informamos ao Sr. Bankman-Fried há muitos dias atrás, após a FTX submeter seu pedido de falência, que conflitos surgiram e nos impedem de representá-lo.”
A decisão do escritório de advocacia de desistir de ajudar SBF coincidiu com uma decisão muito aguardada sobre a fraudadora Elizabeth Homes, que foi condenada à prisão após ser condenada por fraude criminal.
Atualmente, SBF enfrenta escrutínio de várias direções, incluindo investigações em andamento sobre o uso indevido de fundos de clientes e divulgação de documentos relacionados à falência.
Apesar de informar ao réu, o tribunal pode recusar o pedido do advogado e ordená-lo a continuar representando – o que pode parecer impossível considerando as preocupações sobre o comportamento de SBF levantadas pelo escritório de advocacia.
Recentemente, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, falou sobre o momento em que a Binance estava quase pronta para resgatar a FTX de um colapso. Refletindo sobre a situação, ele disse:
“Quando ele veio falar comigo, eu sabia que ele estava desesperado. Se nós não podemos ajudá-lo, provavelmente ninguém mais pode. Provavelmente, várias pessoas recusaram o acordo antes de nós.”
O acordo para aquisição da FTX, porém, foi cancelado após procedimentos de diligência revelarem problemas maiores.
Leia mais:
- Desvio do Bitcoin com o Stock-to-Flow bate recorde — Criador do modelo de preço trata episódio da FTX como ‘pequeno’;
- Brasil ocupa 2ª colocação global em boas práticas digitais no setor público, diz relatório do Banco Mundial;
- Queda da FTX resultou da atuação do mercado como ‘juiz, júri e carrasco’, diz Pompliano.