Banco Central da Arábia Saudita dá sequência em pesquisas de CBDC mas sem planos de implementação
O banco central da Arábia Saudita enfatizou que nenhuma decisão foi tomada para lançar uma CBDC, mas continuará pesquisando casos de uso.
O Banco Central Saudita (SAMA) está intensificando sua pesquisa sobre moedas digitais do banco central (CBDC), mas ainda não anunciou uma implantação.
Em um boletim de 23 de janeiro, o banco afirmou que estava trabalhando em uma fase de um projeto que “foca em casos de uso de CBDC no atacado doméstico em colaboração com bancos e fintechs locais”.
No entanto, confirmou que não houve decisão final para lançar tal moeda digital no país do Oriente Médio.
“A SAMA enfatiza que, embora nenhuma decisão tenha sido tomada sobre a introdução do CBDC no Reino, ela continua focada em explorar os benefícios e riscos potenciais da implementação do CBDC.”
A SAMA está pesquisando vários aspectos de uma moeda digital emitida pelo estado, incluindo impacto econômico, prontidão do mercado e as aplicações de uma solução de pagamento baseada em CBDC. Ele também pretende revisar considerações políticas, legais e regulatórias.
A medida faz parte da Saudi Vision 2030, uma iniciativa para reduzir a dependência do reino do petróleo, diversificar sua economia e desenvolver setores de serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura, recreação e turismo.
Segundo o governador da SAMA, H.E. Fahad Almubarak, bancos locais e empresas de pagamento estarão fortemente envolvidos no projeto e na implementação da CBDC.
A SAMA conduziu com sucesso um experimento CBDC chamado “Projeto Aber” em 2019. Trabalhou em colaboração com o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos para examinar se a tecnologia blockchain poderia contribuir para pagamentos internacionais.
Os bancos divulgaram um relatório sobre suas descobertas no final de 2020, concluindo que uma CBDC de emissão dupla era tecnicamente viável para pagamentos internacionais e apresentava “melhoria significativa em relação aos sistemas de pagamento centralizados em termos de resiliência arquitetônica”.
Nenhum detalhe foi fornecido sobre a tecnologia por trás do CBDC saudita, mas o CBDC Tracker sugere que ele é baseado no Hyperledger Fabric da Linux Foundation.
De acordo com o think tank Atlantic Council dos Estados Unidos, existem atualmente 11 países que implantaram totalmente um CBDC e 17 estão executando pilotos. A maioria dos que foram lançados está no Caribe, com um na Nigéria.