Santander no Reino Unido segue o Barclays na proibição de pagamentos à Binance
O banco disse que estaria “seguindo o aviso da FCA” ao bloquear os pagamentos feitos para criptomoedas.
O banco espanhol Santander no Reino Unido não permitirá mais que seus clientes enviem pagamentos à Binance, citando avisos da Autoridade de Conduta Financeira.
Várias respostas da conta de ajuda do Twitter do Santander no Reino Unido disseram hoje que o banco “decidiu evitar pagamentos” para a maior exchange de criptomoedas do mundo em um esforço para evitar fraudes. O banco teria dito aos clientes que eles ainda poderiam sacar dinheiro da Binance, mas seria “seguindo o aviso da FCA aos consumidores” ao proibir os pagamentos.
Muitos titulares de contas do Santander expressaram sentimentos negativos sobre a decisão do banco:
“Como um dos seus titulares de contas de longa data, NÃO me diga como posso gastar o MEU dinheiro”, disse o usuário do Twitter Brian Moore. “Se eu escolher usar o Binance, então essa é a MINHA escolha.”
Um usuário baseado em Londres adicionou:
“Você está colocando clientes inocentes e bem informados em risco de perder um investimento significativo devido ao seu bloqueio de binance. Como isso é justo ou responsável? As pessoas podem se tornar vítimas de fraudes ou perdas em muitas coisas; apostas, fraudes bancárias, fraudes por telefone. Isso é um absurdo.”
No mês passado, a Autoridade de Conduta Financeira, ou FCA, alertou os consumidores que a Binance Markets Limited não teria mais permissão para se envolver em qualquer “atividade regulamentada” no Reino Unido. Embora o cão de guarda financeiro não regule criptomoedas como Bitcoin (BTC) ou Ether (ETH), certos derivados de criptomoedas e aqueles que considera um título caem sob seu mandato. A FCA disse aos investidores para “serem cautelosos com anúncios online e nas redes sociais que prometem altos retornos sobre investimentos em criptassets ou produtos relacionados a criptomoedas”.
Posteriormente, a Binance respondeu ao aviso, dizendo que o mandato da FCA não impedia a exchange – Binance.com – de conduzir negócios no Reino Unido, já que a Binance Markets Limited era uma entidade separada. No entanto, algumas instituições financeiras de destaque no Reino Unido já impuseram restrições para clientes que negociam com a Binance.
Relacionado: Binance decepcionado com a ‘ação unilateral’ do Barclays para bloquear pagamentos de clientes
Esta semana, o banco multinacional britânico Barclays disse a seus clientes que interromperia qualquer pagamento com cartão de crédito ou débito feito para exchanges de criptomoedasaté novo aviso, também citando o aviso da FCA. O Starling Bank, do Reino Unido, aparentemente repetiu a posição do Santander, dizendo que seus clientes podem depositar criptomoedas em suas contas, mas seu “provedor de moeda internacional não apóia a compra de criptomoedas”. No entanto, Monzo, outro banco britânico, disse hoje que seus clientes são “Bem-vindo a investir em criptomoedas” em resposta a uma pergunta sobre as restrições relativas à exchange.
LEIA MAIS: