Santander e Ripple lançam aplicativo de blockchain que processa transações internacionais
Nesta terça-feira, o Ripple Labs anunciou a integração oficial da RippleNet com o OnePay FX, um aplicativo móvel para pagamentos internacionais desenvolvido pelo gigante bancário Santander. Representando uma aproximação, cada vez maior, do grande público com o ecossistema de criptomoedas e da blockchain.
Segundo declaração oficial da equipe do Ripple, o Santander vem experimentado os recursos da RippleNet desde março, bem como outros produtos de liquidez disponíveis em sua rede blockchain.
À medida que o conglomerado bancário começou a testar soluções baseadas na tecnologia, o Santander constatou um novo nível de transparência, segurança e velocidade que antes não era visto no setor financeiro tradicional.
Para Ed Metzger, chefe de inovação do Santander, a visão do banco na integração com a Ripple é utilizar o XRP para melhorar a vida dos clientes.
“Nós acreditamos que os serviços financeiros estão migrando para um mundo de plataformas abertas onde as companhias colaboram para oferecer um excelente atendimento ao cliente, e isto está no centro do que estamos fazendo com o OnePay FX”.
Durante o seu discurso, Metzger explicou que o objetivo principal da parceria é processar transações de forma transparente e garantir que os clientes internacionais do Santander possam enviar e receber dinheiro com facilidade.
“Um dos nossas clientes estava na Itália de férias e estacionou em um local errado. Ele precisava pagar uma multa e não tinha seu cartão bancário. Ele foi capaz de usar o aplicativo e pagar a multa imediatamente, evitando que seu carro fosse rebocado. São quatro ou cinco cliques para fazer algo que teria levado muito tempo no passado”, acrescentou.
Solução disruptiva
Atualmente, o aplicativo baseado no sistema do Ripple está disponível para clientes do Reino Unido, Espanha, Polônia e Brasil. Mas nos próximos meses, o Santander expandirá o OnePay FX para mais países da Europa, América do Sul e Ásia.
“As pessoas não precisam planejar com antecedência [suas transferências eletrônicas]. Elas podem enviar um pagamento internacional quando quiserem. Isso é muito poderoso”, afirmou Mertzger.
A integração do RippleNet ao OnePay FX do Santander representa o primeiro uso real do XRP em larga escala comercial. E o seu êxito tem despertado o interesse de outros bancos ao redor do mundo.
Brad Garlinghouse, CEO do Ripple Labs pondera que o problema das empresa é trabalhar em várias iniciativas diferentes que não trazem resultados.
“Em contrapartida, a Ripple aprofundou a compreensão de como o problema de pagamentos globais pode ser resolvido com a tecnologia blockchain e com os ativos digitais”, concluiu.
Fonte: CCN
O post Santander e Ripple lançam aplicativo de blockchain que processa transações internacionais apareceu primeiro em Criptoeconomia.