Sanção ao Tornado Cash veio como resposta ao crash da Terra (LUNA), diz CEO da Kraken

Para Jerome Powell, a sanção ao Tornado Cash veio como resposta “instintiva” ao colapso da Terra (LUNA).

Em entrevista à Bloomberg, o líder de uma das maiores exchanges dos Estados Unidos se juntou à lista de críticos da decisão do Departamento do Tesouro do país, que sancionou o serviço de mixagem cripto na semana passada.

O órgão governamental usou como justificativa o fato de US$ 7 bilhões em criptomoedas terem sido lavados por hackers e grupos criminosos que usaram o Tornado Cash, que consegue ocultar transações feitas na blockchain. De fato, organizações como o Lazarus Group, ligado ao governo da Coreia do Norte, já usaram o serviço de mixagem após realizarem ataques a protocolos cripto.

Porém, de acordo com o Elliptic, apenas US$ 1,5 bilhão de todo o montante já movimentado via Tornado Cash são oriundos de atividades ilícitas, com o restante sendo de indivíduos que apenas não querem que suas transações se tornassem públicas. Entre eles, está Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH) que admitiu já ter usado o Tornado Cash.  

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Powell defende o uso do Tornado Cash

A decisão do Tesouro de sancionar o Tornado Cash gerou debates sobre até que ponto os governos podem ter acesso as movimentações financeiras de suas populações. Para o CEO da Kraken, a decisão tomada pelo Tesouro é “inconstitucional”, visto que “as pessoas têm direito à privacidade financeira”.

Powell ainda comenta que a decisão só foi tomada devido ao colapso do ecossistema Terra, que reduziu os preços dos tokens LUNA e TerraUSD (UST) a quase zero e fez bilhões serem evaporados do mercado cripto em maio. Na época, houve uma forte pressão para que reguladores adotassem diretrizes mais rígidas em relação a esta indústria, em especial ao segmento de stablecoins.

O empresário não é o único a defender o uso do Tornado Cash. O criador da Uniswap (UNI), maior exchange descentralizada do mercado, disse que a sanção ao serviço feria feria a liberdade de expressão. Já a Electronic Frontier Foundation disse que “há implicações claras da Primeira Emenda sempre que o governo inibe a publicação de código de computador em um site público”, se referindo ao fato do código-fonte do Tornado ter sido removido do Github.

Por fim, o fundador do MakerDAO, Rune Christensen também se mostrou a favor do uso do serviço de mixagem. Porém, suas críticas tiveram como alvo a Circle, empresa por trás da USD Coin (USDC), que congelou os fundos das carteiras do Tornado Cash que foram sancionadas. O empresário chegou a dizer que seria preciso desvincular a sua stablecoin, a Dai (DAI), do USDC.

O artigo Sanção ao Tornado Cash veio como resposta ao crash da Terra (LUNA), diz CEO da Kraken foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...