Samy Dana volta a falar do Bitcoin no Pânico da Jovem Pan
Samy Dana, um dos maiores economistas do Brasil, ex-jornalista da Globo, professor da FGV, e agora, novo contratado da Jovem Pan participou de uma entrevista do popular programa Pânico, comandado por Emílio Surita.
No episódio exibido na tarde desta terça-feira (17) Samy voltou a falar do Bitcoin, criticando a ideia da moeda como um meio de ganhar dinheiro fácil. Apenas para relembrar, o economista é um dos mais conhecidos críticos da moeda digital no Brasil, já recebeu inclusive uma enxurrada de comentários ofensivos de entusiastas das criptomoedas quando em 2017, chamou o bitcoin de bolha.
Na entrevista de hoje, Samy criticou as pessoas que vêem no bitcoin uma forma de ganhar dinheiro fácil. Respondendo a uma pergunta de Emílio Surita, Samy disse que as pessoas procuram atalhos para ganhar dinheiro fácil, e o bitcoin é um exemplo.
“As pessoas querem um atalho, os livros mais vendidos são “como ficar milionário”, ninguém quer trabalhar, ficar uma vida inteira estudando ou se dedicando a uma profissão. Um atalho. Isso no mundo inteiro. Um país sem educação, como o Brasil, é um prato cheio para esse tipo de…”
Samy então passou a falar dos profissionais de coaching, que quando escuta o termo [coach] já liga um alerta, então retomou o raciocínio e voltou a falar da moeda digital, afirmando que “quem vende o bitcoin é quem fica rico”, e questiona o motivo de alguém sem conhecimento achar que vai ficar rico com a moeda digital:
“Então tem isso, o ganho fácil. Então, aquela ideia, do bitcoin, por exemplo, o bitcoin, eu acredito na tecnologia, mas o cara que te vende vai ficar rico, então pensa, suponha que você estudou para ser dentista, dedicou, por que raios você acha que fazendo um negócio que você não tem a menor ideia, que é o bitcoin, você vai ficar rico?
Samy completa dizendo que “se alguém tem algo muito bom, ele faz pra ele… ele não passa o segredo, não existe isso de um cara querer deixar você rico.”
“Motorista de Uber ganha mais que Day Trader”
Questionado sobre os Day Traders – investidores de curto prazo que ficam em contato diário com investimentos – não especificamente do mercado de criptomoedas, Samy disse que um estudo mostrou que “motoristas de Uber ganham mais.”
Apenas como referência, uma pesquisa recente da FinanceOne revelou que motoristas do Uber podem ganhar em média R$ 1.700 por semana.
Daniel Zurqueman perguntou se ele acha “uma palhaçada o cara que trabalha com Day Trade”, Samy respondeu:
“Não é só uma palhaçada, tem um estudo do Bruno Geovanete, meu colega na FGV, PhD, o Fernando Chargas, também PhD, pegaram todos os dados da CVM, “vamos medir todos os day traders”, sabe o que eles acharam? que é impossível, é muito raro um cara ganhar mais que um motorista do Uber, e não pegaram 10, pegaram todos”, quem ganha dinheiro é o cara que vende cursinho do Day Trade”
“O cara fala assim, essa ação tá cara? tá custando R$ 100, se alguém tá comprando é porque alguém acha que o preço vai subir, e o cara que tá vendendo acha que o preço vai descer… não tem um idiota, se você fala “tá barato, vou ganhar dinheiro pra burro”, você tá supondo que quem tá vendendo é um idiota, geralmente quando você acha que todo mundo é idiota, o idiota é você.”
“Trouxaminions vão ganhar Bitcoin”
Em outro momento, Emílio Surita passou a dizer que o “Rio de Janeiro têm muito mais trouxas que malandros”, “se malandrou muito no Rio de Janeiro”. “São Paulo têm muito trouxa, Rio de Janeiro têm muito esperto e pouco trouxa, a gente precisava exportar os trouxas para o Rio de Janeiro.”
“O problema do Rio, falta otário para tanto malandro”, confirmou Samy.
Continuando o assunto, Emílio então disse que “agora estão fazendo recadastramento no Rio de Janeiro, dos Bolsominions, a gente pode lançar o trouxaminion.”
Foi então que Samy disse que o cara (trouxaminion) pode ganhar uma bolsa, Um Bitcoin. Emílio sugeriu a Petro Venezuela.
Você pode ver o vídeo na integra abaixo, o papo sobre bitcoin começa no minuto 21.
Saiba mais em Samy Dana volta a falar do Bitcoin no Pânico da Jovem Pan