Samsung aposta em startup brasileira que quer premiar bons motoristas com criptomoedas

A Samsung selecionou uma startup brasileira para a última fase do seu programa de aceleração de startups. A empresa quer melhorar o trânsito recompensando bons motoristas com criptomoedas.

Fundada em Manaus, a startup DriveOn conta com uma tecnologia que alia monitoramento veicular com tecnologia blockchain. A proposta é uma espécie de Cadastro Positivo para condutores.

Um aplicativo da startup analisa os dados enviados por um aparelho acoplado no carro por meio da porta OBD II, padrão presente em carros comercializados no Brasil desde 2010.

A partir das informações coletadas, o sistema gera um score baseado no comportamento de risco do motorista. Quando melhor a nota, maior será a recompensa em criptomoedas.

Usuários receberão em CryptoMiles (CML), um token ERC20, da rede Ethereum. Ao BeInCrypto, um dos fundadores da DriveOn, o publicitário Márcio Pessoa, 40, explicou que a ideia é proporcionar uma troca justa pelos dados do motorista.

É uma forma de comercializar de forma justa o dado da pessoa. Uma vez que os dados estejam em nossa plataforma, as seguradoras conseguem enxergar quem são os motoristas com menor risco de colisão pelo score e fazer uma oferta. Mas, para [a seguradora] ter acesso a esses dados, ela compra CryptoMiles. Então, a gente cria uma relação de compra e venda desse token nas exchanges.

Participe da nossa Comunidade de Trading no Telegram para acessar sinais exclusivos de negociação, conteúdo educacional, discussões e análises de projetos!

Criptomoeda para obter descontos

Com as criptomoedas recebidas em troca dos dados, o usuário poderá obter descontos em diversos serviços. Será possível, por exemplo, usar o ativo em seguros, postos de gasolina e concessionárias.

No futuro, a ideia é também permitir o pagamento automático de pedágios, além de negociação em exchanges. A startup chegou a ensaiar uma ICO para o token em 2018, mas o projeto foi abortado. Atualmente, a criptomoeda se prepara para listagem na Latoken.

A DriveOn ainda está na fase de protótipo e negocia com montadoras a integração do software ao hardware de fábrica de veículos. Atualmente, o sistema já trabalha com um aparelho da Harman comercializado, por exemplo, a concessionárias.

Além disso, Pessoa menciona que existem conversas para incluir o score de motorista da DriveOn como um dos componentes do score de entidades de proteção ao crédito.

R$ 200.000 em prêmio da Samsung

A DriveOn está no grupo de startups selecionadas pela Samsung para a última etapa do programa Samsung Creative Startups em 2020. A empresa amazonense foi uma das 14 escolhidas entre as 40 que passaram na fase anterior.

Segundo a gigante de tecnologia da Coreia do Sul, as startups escolhidas receberão até R$200 mil cada uma. O valor não se caracteriza como um investimento porque não tem a contrapartida de participação na empresa (equity).

O artigo Samsung aposta em startup brasileira que quer premiar bons motoristas com criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...