Salvadorenhos não poderão trocar o Bitcoin que recebem do governo por dólares

As dúvidas que ainda persistem entre a população salvadorenha levaram o governo a se manifestar esclarecimento.

Na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, o ministro da Fazenda de El Salvador, Alejandro Zelaya, informou em entrevista que os 30 dólares em Bitcoin (BTC) que cada salvadorenho adulta receberá ao instalar a Chivo, carteira desenvolvida pela nacional governo de El Salvador, não podem ser trocados por dólares. 

O ministro pronunciou na mesma entrevista que os BTC serão entregues com o intuito de estimular sua adoção no interior do país e que não podem ser trocados porque o Estado não está “dando dinheiro”.

Esclarecimento do presidente Bukele

Em meio às dúvidas que surgiram entre os salvadorenhos com os comentários do ministro, o presidente Nayib Bukele utilizou sua conta pessoal no Twitter para esclarecer a conversibilidade que o Bitcoin terá na economia salvadorenha.

Em primeiro lugar, o presidente esclareceu que o uso do Chivo Wallet não gerará qualquer tipo de comissão pelo envio ou recebimento de remessas ou pagamentos, nem gerará encargos pela conversão de Bitcoin em dólares ou de dólares em Bitcoin.

Da mesma forma, mencionou que o dinheiro em dólares ou em Bitcoin que fica na Carteira Chivo poderá ser sacado em espécie nos mais de 200 pontos Chivo que ficarão guardados em centros históricos e shopping centers. Nesses sites, você também pode fazer depósitos e comprar Bitcoins, conforme explicado por Bukele.

Posteriormente, o presidente salvadorenho esclareceu sobre o que foi explicado pelo Ministro da Fazenda e também mencionou que os 30 dólares em Bitcoin que serão entregues pelo Governo não podem ser trocados e só podem ser gastos. No entanto, ele explicou que assim que os Bitcoins entregues forem gastos, eles entrarão no sistema normal e podem ser trocados ou mantidos em Bitcoins.

 

Embora tenha sido esclarecido que a Carteira Chivo pode se conectar com qualquer outra carteira Bitcoin, ao afirmar que o BTC entregue pelo governo só pode ser “gasto”, não se sabe se estes podem ser enviados para outra carteira Bitcoin na qual o usuário final pode ter fundos ilimitados disponíveis.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...