RWAs serão o próximo grande passo da indústria cripto, afirma analista

A tokenização de ativos reais é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado

A tokenização de ativos reais é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado.

Os chamados RWAs (Real-World Assets), têm chamado a atenção de investidores institucionais e permite transformar bens tangíveis como imóveis, créditos de carbono, commodities e outras propriedades em ativos digitais tokenizados na blockchain e negociados através de protocolos de finanças descentralizadas (DEFI).

Este pode ser, inclusive, um dos maiores catalisadores para a adoção institucional das DeFis, prevê o analista cripto e Head de Research da GreenGo Capital, Rayan Cruz.

“Tokenização de ativos reais pode ser um catalisador para a adoção institucional de DEFIs. Com o crescimento do setor de RWAs impulsionado pelo interesse do mercado em casos de uso real na blockchain, um novo momento pode estar nascendo para a indústria cripto”, afirma.

Diante da crise enfrentada pela indústria de criptomoedas em 2022, Rayan prevê uma maturação do mercado e afirma que players institucionais devem privilegiar projetos e criptoativos capazes de captar o potencial da tecnologia blockchain para desenvolver ecossistemas de uso real na sociedade. 

Centrifugue

Dentre esses criptoativos, o analista destaca a Centrifugue (CFG), ecossistema que permite às empresas tokenizarem ativos do mundo real e usá-los como garantia (colateral) para acessar financiamentos em protocolos DEFI como AAVE e MakerDAO. 

“Grande parte do TVL (valor total bloqueado) em DeFi hoje é proveniente de criptomoedas. Isso era um fator limitante para o crescimento do setor. Projetos como a Centrifuge estão abrindo caminho para que ativos do mundo real (RWAs) entrem de vez no ecossistema DeFi. Isso abre um potencial de crescimento imensurável para toda indústria cripto, podendo fazer o TVL de protocolos DEFI crescerem mais de 100 vezes nos próximos anos”, disse.

Recentemente a MakerDAO, em parceria com a Blocktower, anunciou um investimento de US $220 na Centrifuge, visando desenvolver o ecosistema do projeto.

Este é o maior investimento na blockchain envolvendo ativos do mundo real até o momento, com a MakerDAO fornecendo US $150 milhões em capital sênior e a BlockTower Credit fornecendo US $70 milhões em capital júnior.

Também marca o primeiro fundo de crédito institucional a trazer suas operações de empréstimos garantidos on-chain, esse marco consolida o papel dos RWAs no ecosistema DEFI.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...