Novo sistema de análise de criptomoedas da Rússia rastreia Dash e Monero
Apelidado de ‘blockchain transparente,’ o novo sistema analítico da Rússia foi projetado para combater atividades ilícitas relacionadas à criptomoedas.
Um importante regulador financeiro da Rússia está desenvolvendo uma nova ferramenta de análise blockchain para rastrear criptomoedas importantes, como Bitcoin (BTC) e moedas de privacidade.
O Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Rússia, um serviço federal de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, está planejando construir uma nova plataforma de análise para rastrear transações de criptomoeda por meio de inteligência artificial.
Apelidado de “Transparent Blockchain,” o novo sistema foi projetado para rastrear a movimentação de ativos financeiros digitais e identificar fornecedores de serviços cripto para combater atividades ilícitas relacionadas a ativos digitais, informou a agência de notícias local RBC em 10 de agosto.
De acordo com o relatório, o novo sistema é capaz de “reduzir parcialmente o anonimato” das transações envolvendo moedas importantes como Bitcoin, Ether (ETH), Omni (OMNI), bem como criptomoedas com foco na privacidade, como Dash (DASH) e Monero (XMR) .
Conforme relatado, o regulador financeiro pilotou com sucesso um sistema para combater o tráfico de drogas. O sistema foi desenvolvido em colaboração com um importante instituto de pesquisa russo, o Instituto de Física Lebedev da Academia Russa de Ciências, observa o relatório.
O projeto foi supostamente financiado por recursos extra-orçamentários até agora, mas exigiria financiamento adicional. De acordo com dados preliminares, a “Transparent Blockchain” russa exigirá cerca de 760 milhões de rublos (US$ 10,3 milhões) do orçamento federal de 2021 até 2023. Os clientes-alvo da nova plataforma supostamente incluem grandes instituições financeiras como o Banco Central da Rússia.
A notícia chega logo após a Rússia aprovar oficialmente seu principal projeto de lei relacionado à criptomoeda “On Digital Financial Assets”. Com previsão de adoção em janeiro de 2021, a nova lei proíbe o uso de criptomoedas como Bitcoin como método de pagamento. No início de agosto, os legisladores da Rússia aprovaram novas emendas à lei “On National Payment System”, proibindo depósitos anônimos em grandes carteiras online como Yandex, WebMoney, PayPal e Kiwi.
Leia mais:
- Indústria ferroviária russa considera adoção de tecnologia blockchain no setor
- Dados de votação em blockchain da Rússia são vendidos na dark web
- “Gargalo” da Nova Zelândia vê investidores famintos atolar em casas de câmbio
- Startup de blockchain Stox e seu fundador são processados em US$ 4,6 milhões por suposta fraude
- Estudo do Bank of Canada conclui que gastos duplicados em blockchain são “irreais”
- Mineradores de Bitcoin estão super otimistas, uma vez que a dificuldade deve crescer até 60% a cada trimestre