Maior banco da Rússia confirma que não vai desenvolver serviços relacionados à cripto
O CEO do banco estatal russo considera o Bitcoin um “instrumento técnico para transações”, em vez de um tipo de investimento.
O CEO do banco estatal russo Sberbank confirmou oficialmente a decisão da instituição de não desenvolver serviços relacionados à cripto, informou a publicação financeira local Banki.ru em 7 de junho.
Herman Gref, CEO do Sberbank e ex-ministro da Economia e Comércio da Rússia, afirmou que o banco nunca teve planos ambiciosos no espaço cripto. Em vez disso, o banco agora se concentrará em aplicativos blockchain para seus serviços. Gref teria feito seus comentários em uma entrevista com o canal de TV local NTV durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Gref afirmou que o Sberbank nunca atraiu uma grande quantidade de clientes em atividades relacionadas à cripto dentro da instituição, acrescentando que tal atividade era mais uma demanda de seus clientes. O funcionário notou que está contente que o hype do mercado de cripto passou, mas que o trabalho regular com a tecnologia blockchain permaneceu.
O CEO do Sberbank também observou que ele considera o Bitcoin (BTC) um “instrumento técnico para transações”, em vez de um tipo de investimento. Ele também compartilhou sua própria história de investimentos em cripto, revelando que ele havia comprado Bitcoin quando valia cerca de US$ 5 e usou para fins de pagamento em vez de poupança.
Gref afirmou que alguns produtos acabaram sendo muito caros para ele, pois o Bitcoin subiu para um valor que ele chamou de “pequena fortuna”. Acrescentando que uma parte de seus estoques de Bitcoin foi perdida junto com os códigos, o funcionário concluiu que “não é um jogador de cassino”.
Recentemente, relatou-se que o Sberbank estava suspendendo seus planos relacionados à cripto devido à posição negativa do banco central russo sobre a indústria, bem como à falta de legislação necessária. No início de maio, o banco havia solicitado a um cliente que fornecesse certos dados sobre sua receita de cripto, incluindo o endereço da carteira cripto do cliente, equipamentos de mineração e indicadores de taxa de hash.