‘Banco Central da Rússia possuirá Bitcoin em dois anos’, diz analista sênior da eToro
Segundo especialista, novas leis de criptomoedas que serão aprovadas no país mostram que a Rússia está se preparando para a substituição do dólar como moeda de reserva mundial.
Mati Greenspan, analista sênior de mercado da eToro, afirmou que no período de dois anos o governo russo possuirá reservas de Bitcoin.
Os legisladores russos que compõe a Duma do Estado deve finalizar um projeto de lei sobre ativos financeiros digitais dentro de duas semanas.
O órgão do governo responsável pelas novas leis já realizou discussões sobre o projeto uma vez e parecem ter recebido votos positivos. O vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexei Moiseyev disse:
“Agora estamos olhando para o texto [do projeto de lei sobre ativos financeiros digitais] e dentro de duas semanas, espero, nós vamos sair para adoção na segunda leitura.”
A Federação da Rússia recentemente aprovou um projeto de lei sobre moedas digitais que introduziu uma série de normas para os cidadãos seguirem, tornando mais atraente para os investidores do país este novo mercado.
Atualmente, eles estão trabalhando na implementação do conjunto completo de leis sobre criptomoedas e ICOs. A Rússia pode ser uma das poucas nações a permitir as ICOs de acordo com suas leis de crowdfunding. Moiseyev também adicionou:
“No âmbito desse conceito, o regulamento das ICOs foi aprovado. “
O ambiente regulatório na Rússia em torno de criptomoedas e Bitcoin tem sido bastante receptivo em comparação com outras nações.
A França também mantém uma atitude neutra em relação às criptomoedas e às ICOs. EUA, Índia, China e muitos outros países são contra as ICOs. No entanto, a Rússia planeja permitir as ICOs sem obstruções.
Uma das grandes especulações no ambiente das criptomoedas é se bancos centrais de diversos países vão possuir Bitcoin em suas reservas. Mati Greenspan postou sua opinião em sua conta do Twitter:
“O CBR [Banco Central da Rússia] estará mantendo reservas de BTC dentro de 2 anos. Marque minhas palavras.”
Atualmente, a Rússia detém US$ 4.554 bilhões em Reserva do Banco Central. Se a previsão de Greenspan for verdadeira e a Rússia atribuir até 1% de seu valor de reserva ao Bitcoin [BTC], a capitalização de mercado do ativo digital aumentará em US$ 45,5 bilhões.
A Rússia parece estar levando a sério a corrida tecnológica para a adoção de criptomoedas em sua economia local.
O governo espera que o novo regulamento seja votado em duas semanas e poderá impulsionar a adoção da tecnologia no país. Confira os detalhes (Conforme relatado anteriormente na matéria do Cointelegraph.