Presidente Russo Vladimir Putin declara que apoia o desenvolvimento do Metaverso mas não como fuga da realidade

O presidente russo, Vladimir Putin, foi um dos primeiros governantes a declarar apoio aos esforços de empresas de tecnologia na criação de aplicações voltadas ao metaverso

O presidente russo, Vladimir Putin, foi um dos primeiros governantes a declarar apoio aos esforços de empresas de tecnologia na criação de aplicações voltadas ao metaverso. Segundo declarou Putin, a criação, desenvolvimento e operação de plataformas do metaverso tem grande potencial de causar mudanças na sociedade.

Porém, segundo Putin, ao contrário de ser uma ‘fuga da realidade’ as construções voltadas ao metaverso deve ser usadas para expandir o poder de comunicação e aprendizado dos seres humanos.

“As capacidades do metaverso devem ser usadas para se comunicar e aprender, independentemente da distância, mas não para fugir do mundo real”, disse Putin.

Desta forma, para o presidente Russo, plataformas como Decentraland (MANA), The Sandobox (SAND) e o anunciado projeto de metaverso do Facebook deve ser usados para judar a aperfeiçoar o mundo fisico e não como um projeto de construção de um novo mundo perfeito, só que digital.

“Deixe-me lembrar que o próprio termo“ metaverso” foi proposto por um famoso escritor de ficção científica há três décadas, e de acordo com seu plano, as pessoas fugiram, literalmente, escaparam nele (o metaverso) da imperfeição do mundo real. Essa é uma abordagem seria muito pessimista para nós hoje. Definitivamente não há necessidade de seguir esse caminho “, disse Putin, falando na sexta-feira na conferência internacional sobre inteligência artificial, Artificial Intelligence (AI) Journey 2021.

Ainda segundo ele, esse é um verdadeiro desafio para empresas de tecnologia, indústrias criativas, para criadores de dispositivos de realidade virtual e mista, até para os legisladores que têm que desenvolver normas para regular as relações econômicas e sociais em um “mundo fundamentalmente novo”.

“Precisamos usar as capacidades do metaverso para que as pessoas possam se comunicar, trabalhar juntas, estudar, implementar projetos criativos e de negócios conjuntos, independentemente de qualquer distância, mesmo muito grande”, continuou o presidente.

Putin abraça o metaverso

Putin declarou ainda que os governos também devem garantir a cibersegurança não somente da própria pessoa, mas também de seu duplo virtual, o avatar, que ficará localizado dentro dos metauniversos emergentes, cujos desenvolvedores prometem que uma pessoa com a ajuda dos mundos virtuais será capaz de superar o espaço sem sair de casa.

“Isso ajudará as pessoas a estarem próximas de outras pessoas que vivem em outros continentes”, disse o chefe de Estado.

Putin declarou ainda que a criação e aplicação de tecnologias de inteligência artificial no interesse da sociedade e dos humanos, bem como para salvar o planeta, estudar os oceanos e o espaço profundo do mundo são tarefas civilizacionais e em grande escala.

O Presidente também convidou todos os interessados ​​em uma ampla cooperação e pediu ao governo russo que criasse oportunidades para cidadãos do país e engenheiros, programadores, cientistas, professores estrangeiros, para que pudessem, de forma conveniente, inclusive remota, participar de projetos conjuntos implementados na Federação Russa, principalmente no campo da ciência e da educação.

“O trabalho deles será um passo importante para a formação na Rússia de um sistema de pesquisa interdisciplinar na junção das ciências naturais e humanitárias, necessária para criar a chamada inteligência artificial forte. Como dizem os especialistas, ela (inteligência artificial) aprenderá, desenvolverá e resolverá independentemente os problemas mais difíceis em condições de incerteza”, acrescentou Putin.

LEIA MAIS

Você pode gostar...