Ministro da Justiça da Russia: criptomoeda ainda não precisa ser legalmente definida
O Ministério da Justiça da Rússia não vê necessidade de legislar até agora sobre o conceito de criptomoeda, de acordo com um relatório recente
O Ministério da Justiça da Rússia não vê necessidade de definir legalmente o conceito de criptomoeda neste momento, agência de notícias estatal TASS informou em 13 de fevereiro.
Alexander Konovalov, o ministro da Justiça da Rússia, alegou que é muito cedo para formalizar a legislação relacionada à criptomoeda até o momento. Konovalov baseou suas observações no fato de que as criptomoedas não podem ser usadas como método de pagamento no país, de acordo com a Constituição Russa.
Tanto a constituição quanto a atual legislação do sistema financeiro na Rússia “proíbem categoricamente” o uso de criptomoedas como meio de pagamento, argumentou Konovalov, citando o artigo 75 da constituição do país.
Falando em uma reunião do Conselho da Federação – a câmara alta da Assembléia Federal da Rússia – o ministro observou que criptomoeda pode ser considerada um outro tipo de recurso em termos de legislação russa, novamente instando os legisladores a evitar defini-lo no estágio atual.
O parlamento russo aprovou a fatura cripto “On Digital Financial Assets” na primeira leitura em maio de 2018. No entanto, no outono, todas as terminologias relacionadas a criptomoeda e token substituído pelo termo “direitos digitais”, e a definição de criptomoeda de mineração também havia sido cortada do projeto.
O projeto de lei foi avaliado criticamente pela cripto indústria e acabou sendo enviado de volta para a primeira leitura em dezembro de 2018.
Recentemente, um presidente da câmara alta do parlamento russo apelou a uma discussão urgente do projeto sobre a regulação de criptomoedas no país, instando múltiplas instituições federais russas a investigar as razões para o atraso significativo no desenvolvimento de legislação relevante.