Funcionário do governo russo pede por legalização da mineração de criptomoedas ‘o mais rápido possível’

As cotas e alocações dos operadores de mineração devem ser definidas pelas autoridades regionais, não federais, diz o vice-ministro.

O vice-ministro de Energia da Rússia, Evgeny Grabchak, propôs eliminar o vácuo legal em torno da mineração de criptomoedas no país e introduzir regulamentações claras. Esta declaração continua a recente sequência de apoio à indústria de criptomoedas entre as autoridades do país.

Falando na primeira conferência nacional de mineradores de criptomoedas legais em Irkutsk no sábado, Grabchak pediu a introdução de uma estrutura regulatória para o setor o mais rápido possível:

“O vácuo legal dificulta a regulamentação dessa área e a definição de regras de jogo claras. Esse vácuo legal precisa ser [eliminado] o mais rápido possível. Se quisermos de alguma forma nos dar bem com essa atividade, não temos outras opções na realidade atual, devemos introduzir a regulamentação legal, acrescentando o conceito de mineração ao marco regulatório”.

O vice-ministro também sugeriu que seria mais prudente deixar que as autoridades regionais – e não as federais – definam os locais de mineração e as possíveis cotas de energia. “Talvez deva ser sincronizado com as estratégias de desenvolvimento das regiões e os planos de outros setores da indústria”, acrescentou.

O discurso de Grabchak coloca a mineração na Rússia na perspectiva estratégica do Estado. Ele também compartilhou sua descrença na capacidade do mercado de regular a quantidade e alocação de operadores de mineração. Anteriormente, em 21 de março, o vice-primeiro-ministro Aleksandr Novak havia declarado que “seria razoável” legalizar a mineração.

Essas declarações continuam a série de apoio expresso à indústria de criptomoedas após o ataque repentino do Banco Central da Rússia (CBR), que pediu uma proibição total da mineração e do comércio de criptomoedas em janeiro.

Em março, um grupo de trabalho dentro da Duma, ou câmara baixa do parlamento, pediu a “regulamentação clara da indústria de ativos digitais” como a abordagem mais eficaz para reduzir os riscos associados à adoção de criptomoedas no país.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...