Projeto de lei russo que bloqueia sites financeiros suspeitos “poderia” abranger ICOs “golpistas”, observam especialistas

O parlamento da Rússia discutirá um projeto de lei sobre o bloqueio de sites financeiros suspeitos, e especialistas acreditam que isso pode afetar as empresas de ICOs fraudulentas.

Um grupo de parlamentares russos apresentou um projeto de lei sobre o bloqueio de sites financeiros suspeitos na terça-feira, 11 de dezembro. O canal de mídia cripto Forklog acredita que pode abranger ofertas fraudulentas de ofertas iniciais de moeda (ICO).

De acordo com o documento, o banco central do país poderá ligar para bloquear sites assim que eles não cumprirem a legislação atual. Além disso, o banco estatal pode solicitar ao tribunal a fim de bloquear a página com base na liquidação pré-julgamento.

Sites que falsificam URLs de bancos existentes, oferecem serviços financeiros sem licença ou promovem “pirâmides financeiras” são mencionados entre aqueles que se enquadram nas restrições recém-introduzidas.

O grupo de parlamentares que trabalha no projeto foi liderado pelo presidente da Duma do Estado – uma câmara baixa do parlamento russo – Vyacheslav Volodin. O documento foi desenvolvido em 2017 sob as instruções diretas do presidente russo Vladimir Putin.

Alexander Zhuravlev, autor de um programa de educação relacionado a blockchain apoiado pela Duma, disse à Forklog que o projeto de lei provavelmente abrangerá a área de cripto e, em particular, scam ICOs:

“O banco central tem lutado para limpar o mercado de organizações de pseudo-crédito e pirâmides financeiras. Se aplicarmos isso a futuros projetos da ICO que não cumprirem suas obrigações, o banco central também terá o direito de solicitar o bloqueio de seus sites.”

A Duma Estatal da Rússia também está trabalhando em um projeto de lei sobre regulação de cripto, que foi adiado para a primeira leitura para edições significativas no início de dezembro. O documento já havia sido duramente criticado, em parte devido à falta de termos básicos de cripto, como “mineração” e “criptomoedas” em si.

No entanto, o vice-primeiro-ministro da Rússia anunciou no início desta semana que os autores do projeto de lei de cripto não tinham a intenção de fazer quaisquer alterações.

Você pode gostar...