Rússia deveria usar criptomoedas para pagamentos com a África, diz executivo de comércio
A Rússia deve implantar criptomoedas e CBDCs para liquidação e pagamentos com a África, acredita o presidente da Câmara de Comércio e Indústria.
Um executivo da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia pediu ao governo que realize acordos transfronteiriços em criptomoedas e moedas digitais do banco central (CBDCs).
O presidente da Câmara, Sergei Katyrin, enviou uma carta ao primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, fornecendo um conjunto de propostas para o desenvolvimento da cooperação com os países africanos, informou na quinta-feira (14/04) a publicação estatal local TASS.
Na carta, Katyrin supostamente defendeu o uso de CBDCs e criptomoedas para liquidação e pagamentos mútuos como parte da mudança da Rússia para a África em meio a sanções ocidentais, afirmando:
“Parece útil instruir o Ministério das Finanças da Federação Russa, juntamente com o Banco Central, a garantir o fornecimento de acordos intergovernamentais com estados africanos sobre o uso de moedas nacionais e criptomoedas em acordos e pagamentos mútuos.”
O executivo disse ainda que é importante estabelecer um banco especial de exportação-importação e um fundo fiduciário para apoiar as atividades de exportação em pequenas e médias empresas nos países africanos.
A notícia chega quando vários países da África estão considerando a cooperação com redes blockchain ligadas à Rússia.
Na segunda-feira (11/04), Camarões, a República Democrática do Congo (RDC) e a República do Congo emitiram um anúncio conjunto sobre os planos nacionais de adotar a TON, a blockchain de prova de participação da camada 1 iniciada pelo Telegram. A RDC também está considerando lançar uma nova stablecoin nacional construída em cima da blockchain TON.
Embora o Telegram não esteja formalmente envolvido na blockchain TON após abandonar o projeto em maio de 2020, o cofundador do Telegram Pavel Durov expressou apoio público à TON e suas possíveis integrações no app de mensagens Telegram no final de 2021.
“Esses países realizarão uma transição em fases para adotar as criptomoedas como um pilar central de suas estruturas econômicas”, disseram os países no anúncio.
A Rússia ainda está trabalhando em uma lei federal de criptomoedas depois de proibir os residentes de fazer pagamentos em criptomoedas como Bitcoin (BTC) no início de 2021. Em meados de fevereiro, o Banco da Rússia lançou oficialmente o teste do rublo digital, concluindo com sucesso as primeiras transferências de CBDC entre os cidadãos .
Vários países da África também estão progredindo no desenvolvimento de CBDCs, com países como Quênia e República da África do Sul relatando algum progresso com CBDCs no início deste ano. No ano passado, Gana estava trabalhando para desenvolver recursos off-line para sua potencial CBDC em uma tentativa de promover seu uso em todos os segmentos da sociedade.
VEJA MAIS: