Segundo maior banco da Rússia testa garantias bancárias em blockchain

O grande banco russo VTB usa uma blockchain apoiada pelo banco central para emitir garantias bancárias para a gigante da rede celular local MTS.

O VTB, o segundo maior banco da Rússia depois do Sberbank, conduziu um teste de um novo sistema baseado em blockchain para emitir garantias bancárias.

De acordo com um anúncio oficial em 16 de dezembro, a VTB forneceu uma garantia bancária habilitada para blockchain para o maior provedor de rede celular móvel do país, MTS.

Como parte do desenvolvimento, o banco emitiu à MTS uma garantia para o cumprimento das obrigações de pagamento no valor de 392 milhões de rublos, ou US$ 5 milhões. A operação comercial implementou Masterchain – um protótipo de blockchain baseada em Ethereum apoiado pelo banco central russo.

As partes concluíram a transação em tempo real, com a VTB emitindo uma garantia digital assinada com uma assinatura qualificada reforçada. Em seguida, o MTS aceitou o documento, enviando uma notificação correspondente ao banco.

Vadim Kulik, vice-presidente e presidente do conselho de administração do VTB, disse que a nova integração permitiu ao banco acelerar o processo de emissão de garantias e reduzir significativamente a papelada. A implantação do blockchain também elimina os riscos de fraude associados às garantias bancárias, observou ele.

Alexander Smirnov, diretor de finanças corporativas da MTS, enfatizou que o sistema de garantias bancárias baseado na Masterchain também reduzirá os custos operacionais e aumentará a concorrência entre os bancos participantes.

A VTB não respondeu aos pedidos do Cointelegraph para dar detalhes adicionais sobre o desenvolvimento.

Introduzido em 2016, a Masterchain é conhecida como a primeira plataforma blockchain certificada na Rússia, usando métodos locais de proteção de dados criptográficos. A plataforma foi desenvolvida pela Russian Fintech Association juntamente com o Banco da Rússia e grandes jogadores financeiros como Sberbank, Alfa Bank, Tinkoff Bank e Qiwi.

A decisão da VTB de introduzir garantias baseadas em blockchain ocorre em meio a uma série de grandes bancos russos explorando ativamente a tecnologia.

No início de dezembro, o Alfa-Bank, um dos maiores bancos comerciais privados da Rússia, anunciou um projeto habilitado para blockchain para automatizar serviços para freelancers. Em setembro de 2020, o Sberbank – o maior banco estatal do país – juntou-se a uma plataforma baseada em blockchain para financiamento de comércio de commodities por meio de sua subsidiária suíça.

 

 

 

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...