Rússia não está pronta para aceitar Bitcoin como moeda legal, diz Kremlin
O governo russo continua insistindo que os pagamentos em criptomoedas como o Bitcoin arruinariam seu sistema financeiro.
Em meio a El Salvador aceitando oficialmente o Bitcoin (BTC) como moeda oficial na terça-feira, 7 de setembro, o governo russo reiterou sua posição negativa em relação a um cenário em que o BTC poderia ser aceito como moeda oficial.
Dmitry Peskov, o representante oficial do presidente russo Vladimir Putin, afirmou que a Rússia não tem motivos para reconhecer o Bitcoin como moeda legal, informou a agência de notícias local RIA Novosti na terça-feira.
O representante do Kremlin argumentou que colocar criptomoedas como o Bitcoin em linha com os instrumentos de dinheiro tradicionais não traria nada além de prejuízos para o sistema financeiro e econômico do país.
“Claramente, a Rússia não está pronta para tais movimentos”, declarou Peskov.
Os comentários mais recentes de Peskov estão de acordo com a abordagem cética de longa data do governo russo em relação ao Bitcoin, ecoando uma declaração semelhante de Anatoly Aksakov, um membro da Duma Estatal e um dos principais arquitetos da proibição russa de pagamentos de criptomoedas. Em agosto passado, Aksakov argumentou que aceitar a criptomoeda como pagamento significaria essencialmente a “destruição de um sistema financeiro”.
A Rússia proibiu oficialmente os pagamentos de criptomoedas no país como parte da principal lei de cripto do país, “Sobre Ativos Financeiros Digitais”, em janeiro de 2021. A lei não proíbe os russos de comprar ou negociar criptomoedas como o Bitcoin. Em maio de 2021, alguns legisladores russos estavam considerando uma reversão parcial da proibição de pagamento cripto, considerando emendas para permitir pagamentos cripto como um “meio contratual”.
VEJA MAIS: