Rússia pretende substituir as reservas de dólares americanos por ativos digitais a longo prazo

Na semana passada, o presidente russo disse que era “um pouco cedo” para usar criptomoedas para liquidar transações de petróleo.

Enquanto a Rússia continua empurrando a desdolarização, o Ministério das Relações Exteriores (MFA Rússia) está considerando substituir o dólar dos Estados Unidos não apenas por moedas fiduciárias tradicionais, mas também por moedas digitais.

Aleksandr Pankin, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, reiterou os planos do país para reduzir a participação do dólar americano nas reservas internacionais da Rússia e seu uso em acordos com parceiros estrangeiros em uma entrevista na terça-feira (19) à agência de notícias local Interfax.

O funcionário disse que a MFA Rússia não exclui a possibilidade de substituir o dólar americano por “alguns ativos digitais” ao lado de outras moedas:

“É possível substituir o dólar americano por outras moedas, tanto nacionais quanto regionais, bem como alguns ativos digitais no longo prazo.”

Pankin acrescentou que tal substituição exigiria esforços significativos do governo, incluindo a reconstrução de modelos de cooperação estabelecidos entre jurisdições e empresas, bem como a criação de novos mecanismos para novos sistemas de liquidação.

O funcionário observou que a campanha de desdolarização da Rússia vem em linha com os esforços do país para evitar os desafios impostos pelas sanções do governo dos EUA.

“Os pagamentos em dólares americanos passam por bancos americanos e por um sistema de compensação, que permite a Washington bloquear qualquer transação que considere suspeita”, disse Pankin. Ele acrescentou que o governo russo não enfrentou tais problemas com o euro ou outras moedas fiduciárias e não planeja medidas semelhantes para quaisquer outras moedas nacionais até agora.

Por vários anos, a Rússia tem considerado medidas para cortar a participação em dólares dos EUA em seu fundo de bem-estar nacional de US$ 186 bilhões. As autoridades locais estão planejando aumentar drasticamente suas posses de yuan chinês e investir em ouro.

Os últimos comentários do Ministério das Relações Exteriores reforçam ainda mais o aparente interesse da Rússia em usar criptomoedas para acordos internacionais. Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que era “um pouco cedo” para usar criptomoedas para fechar negócios com petróleo. O presidente também admitiu o potencial das criptomoedas para a transferência de fundos globalmente.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...