NFTs de música baseados em royalties já estão disponíveis no mercado, com retorno esperado em 12%

CEO de marketplace de NFTs de música explica por que investir em royalties é semelhante a comprar um imóvel, prevendo retorno de até 12%

Um especialista na área de tokens não-fungíveis, ou NFTs, defende um novo tipo de investimento em royalties de música por meio do uso desses tokens.

Na visão dele, esse investimento se assemelha ao investimento em imóveis. Adam Cowherd, fundador e CEO do marketplace de música NFT AmplifyX, disse ao Business Insider:

“[O setor imobiliário] realmente se comporta de maneira muito semelhante aos royalties da música a longo prazo porque você está obtendo esse rendimento, bem como possuindo o ativo subjacente que pode valorizar”.

Ao perceber o potencial dos NFTs, com o mesmo potencial de qualquer outro instrumento tradicional de renda fixa, o marketplace AmplifyX e seus concorrentes, Royalty Exchange, Opulous, Band Royalty e Royal, criaram os primeiros NFTs geradores de royalties de música.

Os certificados digitais de propriedade dão direito não apenas ao criador, mas também ao titular do NFT, que adquire uma “participação”, a uma porcentagem dos fluxos de caixa futuros.

Atualmente, apenas receitas de streaming e downloads digitais são oferecidas, mas Cowherd espera incluir em breve direitos de performance, licenças de sincronização e até receitas de turnês.

Na plataforma da AmplifyX, tanto o preço quanto a quantidade de ações disponíveis são fixados na venda.

“O preço é pré-determinado apenas porque queremos ter certeza de que nossa plataforma está oferecendo investimentos de qualidade”, disse Cowherd ao BI.

O portal lembra que como há um intervalo de cerca de três meses entre a distribuição de músicas em serviços de streaming e a materialização do fluxo de caixa, ainda é muito cedo para determinar exatamente quais retornos os investidores ganharam por meio dos acordos de financiamento da AmplifyX. No entanto, Cowherd diz que certos fundos ou canções podem retornar acima do retorno médio do mercado de ações.

De acordo com a reportagem, o banco Goldman Sachs estaria prevendo que as receitas com música vão mais do que dobrar, para cerca de US $ 131 bilhões até 2030, estimulado em parte pelo crescente tempo que a geração Y e a Geração Z gastam com música.

Cowherd afirmou que os NFTs agora têm o poder de reverter a relação tradicional entre um artista e sua gravadora, que normalmente possuía todas as propriedades intelectuais da música durante a duração do contrato com a gravadora.

Uma vez que cada venda é registrada para a prosperidade na blockchain, quem tem o direito de propriedade – na maioria dos casos, o artista original – pode ganhar uma comissão cada vez que a peça for trocada de mãos.

No futuro, Cowherd acredita que o hip-hop será a força motriz e o gênero definidor da cultura desta geração. Segundo ele, o papel da música como parte integrante da identidade cultural, aliado à afinidade da geração mais jovem com o mundo digital, fará com que os NFTs desempenhem um papel crucial no metaverso digital.

“Portanto, vejo [NFTs] se tornando ativos colecionáveis ​​que realmente permitem que você se expresse neste novo metaverso e em uma realidade digital diferente”, disse ele.

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