Robinhood: uma revisão aprofundada na plataforma que mudou tudo

Robinhood é simplesmente um fenômeno moderno. Com isso, todos em todo o setor financeiro podem concordar. Em quase todas as outras discussões envolvendo a Robinhood, no entanto, há muitas divergências.

Então, como Robinhood se tornou tão grande, tão bem-sucedida e tão controversa?

A fuga da Robinhood

Robinhood dificilmente parece uma anomalia, pelo menos olhando superficialmente. É uma empresa de serviços financeiros, com sede na Califórnia. Mais especificamente, é uma corretora que permite que seus clientes invistam em ações, ETFs e opções. Mas isso é o que diz respeito à normalidade.

Robinhood se colocou firmemente dentro do levante da fintech, oferecendo a capacidade de investir e negociar com criptomoeda. Além disso, quase tudo na Robinhood pode ser feito em seu aplicativo móvel. E para finalizar, ele oferece comissão zero em todas as negociações.

A Robinhood foi fundada em abril de 2013 por Vladimir Tenev e Baiju Bhatt, ambos originários de fundos de negociação de alta frequência (HFT). Eles nomearam a empresa em homenagem ao mítico homem do povo porque eles queriam “proporcionar a todos acesso aos mercados financeiros, não apenas aos ricos”. Juntos, eles supervisionaram a ascensão da Robinhood para pouco menos de 10 milhões de usuários no final de 2019.

Com esse crescimento, aumentou o interesse por investimento próprio. Robinhood recentemente levantou US $ 280 milhões em financiamento da Série-F, tendo uma avaliação de US $ 8,3 bilhões. Os investidores da plataforma incluem Sequoia Capital, Ribbit Capital e Unusual Ventures.

Robinhood

Ela também mergulhou seus dedos em aquisições. Em março de 2019, Robinhood adquiriu a MarketSnacks, uma empresa de mídia digital que produz um boletim diário com o objetivo de reportar sobre Wall Street.

Desde o início de 2020, o número de usuários de Robinhood disparou em quase 3 milhões. Este recente aumento na popularidade obrigou-a a adiar ainda mais o lançamento no Reino Unido. Originalmente esperado no primeiro trimestre de 2020, um e-mail foi enviado para aqueles que estavam na lista de espera na última sexta-feira para informar aos clientes em potencial que levaria um tempo até que sua distribuição no Reino Unido estivesse concluída.

Por causa dos recursos e mão-de-obra usados ao lidar com os enormes volumes comerciais, a Robinhood simplesmente ainda não pode lidar com os números adicionais que o Reino Unido traria. Os clientes do Reino Unido precisarão usar outros aplicativos, como o Trading 212 e o Freetrade.

Além disso, parece que não passa um dia em 2020 sem outra notícia que destaque a corretora. Esses desenvolvimentos parecem gerar duas perguntas: 1) O que está por trás do aumento repentino de popularidade? e 2) Que impacto a plataforma terá no mercado?

Dos mercados de criptomoedas a Wall Street

Então, de onde vêm todos esses usuários? A resposta, de várias maneiras, está vinculada às ordens de permanência em casa e às restrições de bloqueio que foram impostas durante a pandemia do COVID-19. As pessoas presas em casa estão procurando algo para preencher seu tempo e gastar seu dinheiro. Isto é especialmente verdade para aqueles que foram afastados temporariamente. Combine uma queda maciça nas despesas gerais e compras com uma verificação de estímulo do governo, e muitas pessoas podem agora ter mais renda disponível para investir e gastar.

O aplicativo Robinhood também atrai a comunidade de criptomoedas, oferecendo uma combinação de opções do mercado de ações e de negociação de cripto. Além disso, essa combinação dos dois permite que seus usuários invistam seus lucros de um lado para o outro. Portanto, você tem um cenário em que os traders estão pegando seus fundos de criptomoeda e investindo no mercado de ações. Muitos esperam obter ganhos com a negociação de ações para reinvestir em seu portfólio de criptomoedas.

Embora isso possa ser uma boa notícia para Bitcoin et al. talvez não seja uma boa notícia para a volatilidade do mercado. Em vez de se encaixar no perfil dos investidores de longo prazo, os investidores da Robinhood serão mais parecidos com os day traders. A maioria está buscando ganhos rápidos e provavelmente não ficará por aqui. Isso também explicaria por que há uma enorme demanda para a Robinhood adicionar continuamente recursos usados ​​por day-traders, incluindo negociação de opções.

Robinhood

Robinhood vs o mundo

Tudo isso explica de alguma maneira os recentes eventos de mercado que deixaram investidores tradicionais e analistas de mercado perplexos. Alguns dos exemplos mais notáveis ​​e comentados disso são Hertz, Chesapeake e J. C. Penney.

Recentemente, após relatos de falências, a Hertz ($ HTZ) afundou ao preço de uma ação de US $ 0,40. Isso foi acompanhado por um êxodo de seus principais investidores, incluindo Carl Icahn, que vendeu toda a sua posição de 39% com uma perda de quase US $ 1,8 bilhão.

Apesar de tudo isso, a Hertz viu ações aumentando apenas alguns dias depois, para uma alta de US $ 5,53 em 8 de junho. Desde então, caiu para US $ 3 um pouco mais relacionáveis, mas isso ainda representa um aumento de 650%. Esses ganhos eliminaram essencialmente quaisquer perdas no patrimônio sofridas durante o processo de crise e falência. De fato, após essa dramática reviravolta, a Hertz vem procurando lucrar , na esperança de vender até US $ 1 bilhão em ações recém-avaliadas.

E a razão para essa alta contra todas as probabilidades no valor das ações? Investidores de varejo, como clientes da Robinhood, que estavam envolvidos em ‘comprar a queda’. E eles estavam fazendo isso, mesmo quando um êxodo de investidores tradicionais estava ocorrendo, em massa . Um mercado de investimento futuro, que opõe investidores tradicionais a investidores de varejo (grande parte dos quais virá de Robinhood), é realmente um paradigma estranho.

Um mercado de “cangurus”

De fato, tem sido fonte de muitos debates online e offline – O que está acontecendo com o mercado? Globalmente, as perspectivas econômicas parecem cada vez mais negativas. O mercado de ações dos EUA, no entanto, não tem tido esses problemas, como evidenciado em alguns dos exemplos acima. Parece que todos os dias o mercado de ações e a economia se tornam cada vez menos correlacionados. Grande parte da culpa, é claro, foi colocada aos pés da Robinhood e de seu bando de traders alegres.

A alegação é bastante simples – essa captação de volatilidade do mercado e divergências temporárias do senso comum coincidiram com um rápido aumento de usuários da Robinhood. Usando o exemplo da Hertz, podemos ver que o número de investidores da Robinhood disparou enquanto arrastava fortemente o preço das ações para cima. Mas isso também se aplica ao mercado mais amplo?

Robinhood

O Barclays parece não pensar sobre o assunto, dizendo que o rali do mercado não se deve realmente à Robinhood. Ele decidiu fazer uma investigação sobre essa alegação usando o site comumente usado Robintrack . A pesquisa indicou que os dois não estão tão fortemente ligados quanto se acredita.

“Só porque duas coisas acontecem ao mesmo tempo não significa que uma causa a outra”, disse Ryan Preclaw, analista da Barclays. “E, embora seja verdade que muitas ações de alto retorno tiveram um aumento substancial na propriedade de varejo, as ações de baixo retorno também tiveram um grande aumento”.

Se assumirmos que o efeito dos investidores de Robinhood não está por trás desse recente comício, então o que é? Em primeiro lugar, não podemos garantir que o mercado não caia novamente. Uma captura de tela recentemente divulgada mostrou que a CNBC estava agora denominando o mercado como “canguru”.

 

Outros analistas afirmam que você pode apontar o dedo da responsabilidade para o mantra frequentemente repetido do mercado atual de que você deve sempre “comprar na baixa, vender na alta”. Isso se espalhou para quase um mandamento para o mercado de varejo em geral.

Além disso, você tem muitos traders e economistas apostando tudo em uma recuperação em forma de ‘V’ . Ou seja, a queda nas ações está puramente relacionada ao COVID-19, e não é um marcador de problemas da empresa ou tendências de queda do mercado. Uma vez terminada a crise da pandemia, continua a visão, voltaremos ao paraíso econômico. Esta é uma visão que o presidente Trump também compartilha e está fazendo o possível para permanecer fiel. Há, no entanto, evidências questionáveis ​​de que esse é o caso.

Uma empresa de corretagem para o homem comum?

Portanto, Robinhood pode ser responsável pela criação do nosso mercado atual de ‘cangurus’. Também pode não ser. E mesmo que fosse, como uma única corretora, ela pode realmente ser responsabilizada pelas ações (legais) que seus usuários tomam? Ainda assim, isso não significa que tudo o que é da Robinhood é pura flores.

Como já explicado, devido ao Coronavírus, a Robinhood viu uma explosão de popularidade. Esse crescimento foi tudo menos suave, no entanto, como o aplicativo comercial da Robinhood caiu três vezes em uma única semana, enquanto o mercado experimentava uma queda livre no início de março.

Essa foi uma das razões pelas quais o mencionado lançamento no Reino Unido foi adiado, pois a plataforma mal conseguia lidar com os clientes que já possuía. Essa turbulência, aparentemente, não afugentou os comerciantes de varejo da corretora sem comissão.

Ascensão do trader de varejo

Isso nos leva à segunda questão – traders de varejo. Desde que a indústria de investimento exista, existem investidores profissionais e investidores de varejo.

Os investidores de varejo tendem a ter quantidades menores de capital para investir e sistemas e informações menos sofisticados para fazer esses investimentos. Devido a isso, órgãos reguladores como a SEC tendem a oferecer maior proteção a esses negociadores, a fim de impedir que empresas e corretores inescrupulosos tirem proveito deles.

Os traders de varejo, como discutido acima, também agem de maneira diferente de seus pares em instituições de investimento profissional. Eles estão menos preocupados com investimentos de longo prazo, respeitando as estratégias tradicionais e mais propensas a ‘venda de pânico’. Como tal, eles são vistos com desconfiança pelos analistas e pelo resto do mercado.

Nos tempos modernos, esses investidores compõem uma parte significativa do mercado, principalmente nos EUA. De acordo com a pesquisa de finanças do consumidor do Federal Reserve, 54% das famílias possuíam ações em 2017. Robinhood, é claro, é uma parte maciça desse crescimento moderno, sendo uma plataforma de corretagem para esses investidores de varejo .

Fácil demais para os usuários?

Parte da razão pela qual a Robinhood é tão atraente para o mercado de varejo é sua facilidade de uso. Tudo sobre a Robinhood foi projetado para facilitar a abertura de uma conta e facilitar a negociação. As ferramentas disponíveis são simples de usar e de natureza rudimentar. E, quando se trata do mercado de investimentos, isso não é necessariamente uma coisa boa. Muitos analistas e funcionários expressaram preocupação em abrir uma grande parte do mercado a esses operadores não sofisticados. Eles são mais propensos a adotar a abordagem de um apostador no mercado de ações e podem não ter os fundos disponíveis para se cobrir quando as coisas dão terrivelmente errado.

Além disso, Robinhood lançou recentemente a Robinhood Gold , sua plataforma premium. Este serviço oferece negociação de horário estendido, contas de margem e depósitos instantâneos maiores em exchanges de uma taxa mensal fixa. Na prática, isso pode permitir que os usuários utilizem grandes quantidades de alavancagem com as quais muitas vezes não estão equipados para lidar.

Clientes Robinhood em um acordo bruto?

O outro apelo para os traders de varejo, é claro, é a oferta sem comissão da Robinhood em negociações. Muitas outras empresas já ofereceram taxas de comissão zero semelhantes na maioria de seus negócios. No entanto, as maneiras pelas quais Robinhood gera receita sem essa comissão têm sido um pouco controversas.

Robinhood Gold gera uma quantidade decente de receita para a empresa de fintech. Seu principal gerador de dinheiro, no entanto, vem de ‘pagamentos por fluxo de pedidos’. Isso é considerado por muitos na indústria, como uma prática altamente controversa.

Analistas calcularam que a Robinhood está ganhando US $ 260 por US $ 1.000.000 negociados com pagamentos para o fluxo de pedidos, em comparação com outros concorrentes do setor, como o E * TRADE, que gera cerca de US $ 22 para o mesmo volume de negócios. Essa é apenas uma estimativa aproximada, no entanto, já que Robinhood faz o seu melhor para fazer o mais obscuro possível quanto à quantidade que está ganhando com essa prática.

Robinhood Crash

A fonte provável desses lucros? Empresas de HFT que buscam obter grandes lucros com esse novo volume de comércio varejista. Isso parece ainda mais provável quando você se lembra do histórico de emprego dos fundadores da Robinhood. Claro, muito disso é especulação. O que é certo, porém, é que a Robinhood está ganhando grandes quantidades de dinheiro com pagamentos para pedidos de fluxo – e isso é uma má notícia para seus clientes.

O fato de a plataforma poder gerar essa receita a partir desse método a incentiva a promover o maior número possível de transações por esse processo. Juntamente com o fato de isso frequentemente resultar em um mau negócio para o trader de varejo, isso deve ser uma preocupação para todos na plataforma. Se você não está pagando por um produto, lembre-se de que VOCÊ é o produto. Isso também vale para o Google com seus dados de publicidade e para a Robinhood com as negociações de seus clientes.

De fato, em dezembro de 2019, a Autoridade Reguladora do Setor Financeiro (FINRA) multou a Robinhood Financial, uma subsidiária da Robinhood Markets, $ 1,25 milhão por violações da ‘melhor execução’ relacionadas a pedidos de patrimônio de clientes e falhas de supervisão relacionadas que ocorreram entre outubro de 2016 e novembro de 2017. A FINRA acusou a Robinhood de direcionar negociações para um total de quatro corretoras que tinham pago pelo fluxo de pedidos e a empresa não cumpriu suas obrigações de melhor execução.

O que vem a seguir para Robinhood?

Existem preocupações claramente legítimas sobre como a Robinhood opera em nome de seus clientes e também o impacto que esses clientes tiveram no mercado de ações. Mas, por enquanto, as pessoas ainda são atraídas para a plataforma como mariposas para uma fonte de luz. E com o bloqueio provavelmente muito distante de ser totalmente suspenso nos EUA, combinado com um lançamento iminente no Reino Unido, esse crescimento não deve desacelerar tão cedo.

Se a Robinhood pode continuar convertendo esse crescimento em sucesso como negócio, no entanto, isso é outra discussão. Quanto mais tempo danificar e antagonizar vários jogadores e traders dentro da comunidade de investimentos por meio de suas práticas, maior será a probabilidade de ocorrer uma reação.

Aumento da regulamentação, especialmente no que diz respeito aos seus pagamentos para o modelo de negócios de fluxo de pedidos, a aceitação casual da negociação de criptomoedas e a exposição de traders não sofisticados a um mercado cruel, parece provável no horizonte. Além disso, qualquer crescimento adicional levará sua infraestrutura que já está rangendo a um potencial ponto de ruptura.

Por enquanto, porém, Baju e Vlad ficarão tranquilos, sabendo que sua ideia de um bilhão de dólares pode ter mudado o mercado de investimentos para sempre.

O artigo Robinhood: uma revisão aprofundada na plataforma que mudou tudo foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...