Robinhood tenta reconquistar clientes depois de graves falhas em sistema
Robinhood está tentando reconquistar usuários depois de falhas catastróficas no sistema.
O aplicativo de criptomoedas e negociação Robinhood começou a tomar medidas para se reconciliar com os usuários afetados por problemas técnicos. Usuários se afastaram do mercado durante o maior ganho de um dia na história do Dow Jones.
Em 23 de março, Robinhood teria enviado um email aos usuários afetados para se desculpar pelo incidente e demonstrar sua intenção de recuperar a confiança dos clientes na forma de créditos, com o valor em dólares a ser determinado caso a caso.
Os usuários receberão reembolso?
Um porta-voz da Robinhood disse à Cointelegraph que, depois de revisar os e-mails e contas dos clientes, Robinhood realmente creditou alguns dos clientes afetados.
Especificamente, Robinhood creditou aos clientes que atualmente usam seu recurso premium, Robinhood Gold, três meses da assinatura “Gold” gratuitamente. O porta-voz enfatizou ainda que nem todas as pessoas que possuem uma conta na plataforma receberão uma compensação individual durante as próximas semanas. A empresa planeja limitar seus créditos àqueles que responderam à empresa e confirmaram que foram afetados pelo incidente.
A empresa se recusou a comentar o número total de usuários afetados, bem como a saída de usuários da plataforma após a interrupção.
Três falhas em duas semanas
Como o Cointelegraph relatou, em 2 de março, Robinhood enfrentou um problema técnico de um dia, com os usuários sendo incapazes de concluir seus pedidos de troca ou carregar suas listas e gráficos de portfólio.
Na época, um porta-voz da startup disse à Cointelegraph que o problema resultou em interrupções em muitos de seus serviços, tornando os usuários incapazes de usar o aplicativo, o site e a central de ajuda da empresa. O porta-voz observou que o problema não foi causado por uma falha no código do ano bissexto.
Robinhood posteriormente restaurou parcialmente as negociações. No entanto, esse incidente foi o primeiro de uma série de problemas técnicos, que ocorreram em 9 e 12 de março. A interrupção de 9 de março deixou a plataforma inoperante até às 22h25. EDT, com serviços sendo restaurados às 15h30 EDT, menos de 30 minutos antes do fechamento do mercado. Em 12 de março, os usuários relataram que Robinhood havia caído novamente.
Usuários entraram com processo federal contra Robinhood
Após a interrupção de 2 de março, um dos usuários do Robinhood entrou com uma ação de classe federal em nome dele e de outros comerciantes, em 4 de março. O autor alegou que Robinhood violou seu contrato por não “fornecer uma plataforma funcional”, fazendo com que os comerciantes fossem incapaz de transferir dinheiro enquanto as bolsas de valores subiram.
O contrato do cliente da plataforma, no entanto, afirma explicitamente que não é responsável por “interrupções temporárias no serviço devido a manutenção, alterações no site ou no aplicativo ou falhas”.