Aumento da oferta de dinheiro M2 fará com que as criptomoedas se tornem um ‘buraco negro supermassivo’, diz Raoul Pal

Historicamente, o mercado de criptomoedas beneficiou do aumento da oferta monetária global, uma vez que a maioria das corridas de alta no passado coincidiram com o aumento da oferta fiduciária.

O aumento do suprimento total de dinheiro (M2) poderia impulsionar as criptomoedas em outra alta e ajudá-las a superar os mercados tradicionais, de acordo com Raoul Pal, co-fundador e CEO da plataforma de mídia financeira Real Vision. O post X de Pal destacou a correlação entre o aumento do suprimento de dinheiro fiat e o início do rali de alta das criptomoedas.

Pal, em um post no X (anteriormente Twitter), compartilhou um gráfico comparando o desempenho anual do Bitcoin (BTC) com o suprimento global de dinheiro M2, indicando a ascensão simultânea do Bitcoin e do suprimento global de M2. Historicamente, o Bitcoin e os mercados de criptomoedas começaram a superar os mercados financeiros tradicionais com um aumento no suprimento global de M2.

Bitcoin vs. suprimento global de M2. Fonte: Global Macro Investor

O gráfico acima mostra que o preço do Bitcoin está à beira de se desvincular do mercado tradicional com um suprimento crescente de M2, o que tem sido o caso historicamente, como evidenciado pelo aumento do desempenho do BTC em 2021, 2017 e 2014.

Bitcoin/NDX vs. suprimento global de M2. Fonte: Global Macro Investor

Pal disse que “ama o M2 Global… é quando o BTC supera o NDX e as criptomoedas se tornam o Buraco Negro Supermassivo”.

O M2 é a quantia que o Federal Reserve dos Estados Unidos estima estar em circulação; ele compreende todo o dinheiro em espécie que as pessoas possuem e todo o dinheiro depositado em contas poupança, contas correntes e outros instrumentos de poupança de curto prazo, como certificados de depósito.

Um rali de alta do Bitcoin é frequentemente vinculado ao halving da recompensa de bloco a cada quatro anos, com o próximo agendado para abril de 2024, pois reduz o suprimento de mercado de BTC contra a demanda crescente. No entanto, a redução não é o único fator por trás do aumento, pois vários fatores macroeconômicos também desempenham um papel fundamental.

Na última década, o preço do Bitcoin teve ganhos significativos durante o rápido crescimento do M2, devido à redução das taxas de juros, ao afrouxamento quantitativo e ao estímulo fiscal. Pelo contrário, em tempos de aperto monetário por bancos centrais, o mercado de criptomoedas lutou para ganhar impulso otimista. O mercado em alta de 2021 coincidiu com um crescimento agregado de M2 de 6% ou mais no Fed, Banco Central Europeu, Banco do Japão e Banco Popular da China.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...