Ripple obtém aprovação preliminar para fornecer serviços de ativos digitais em Singapura

A Ripple diz que a aprovação “preliminar” ajudará a dimensionar sua “Liquidez sob demanda”, serviço que a empresa utiliza para fornecer liquidez em XRP aos clientes.

A empresa de pagamentos baseada em blockchain, Ripple, obteve aprovação preliminar do regulador financeiro de Singapura para oferecer serviços de pagamentos com ativos digitais e tokens na cidade-estado.

A Ripple anunciou a aprovação da Autoridade Monetária de Singapura (MAS) em um comunicado divulgado em 22 de junho. A aprovação permitirá que a subsidiária Ripple Markets Asia Pacific aumente ainda mais sua Liquidez Sob Demanda (ODL). O ODL ajuda os clientes da Ripple a movimentar XRP ao redor do mundo sem que os bancos atuem como intermediários.

Temos a honra de termos obtido a aprovação preliminar através de uma licença de instituição de pagamento concedida pel @MAS_sg – permitindo-nos oferecer produtos e serviços de ativos digitais regulamentados e escalar o uso do #ODL pelos nossos clientes.

Saber mais:

— Ripple (@Ripple)

A empresa solicitou uma licença de pagamento institucional sob a Lei de Serviços de Pagamento de Singapura.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, elogiou a agência reguladora de Singapura por sua “abordagem pragmática e inovadora” para serviços relacionados a criptomoedas, acrescentando que o país se tornará um “porta de entrada proeminente” para as operações comerciais da Ripple na região da Ásia-Pacífico.

O diretor jurídico da Ripple, Stu Alderoty, também observou que a “liderança pioneira” de Singapura está abrindo caminho para outros reguladores que buscam desenvolver uma “taxonomia e estrutura de licenciamento claras.”

1/ A @MAS_sg construiu uma estrutura viável que realmente une proteção ao consumidor, integridade do mercado e inovação. Eles também delinearam uma taxonomia clara para classificar e regular ativos digitais – possibilitando que empresas como a Ripple criem e ofereçam produtos compatíveis.

— Stuart Alderoty (@s_alderoty)

Alderoty explicou que a aprovação expande o alcance dos serviços oferecidos aos clientes da Ripple.

“Esta aprovação regulatória preliminar do MAS nos permitirá oferecer melhores serviços para os nossos clientes com uma visão de futuro que busca aprimorar as tecnologias blockchain e de criptomoedas para construir um sistema financeiro mais inclusivo e sem fronteiras”.

Em 2022, a Ripple conseguiu dobrar o número de funcionários em sua sede na Ásia-Pacífico, já que sua base em Singapura respondeu por uma participação majoritária nas transações ODL que fluem pela cidade-estado.

O MAS lançou seu próprio white paper “Dinheiro Vinculado à Finalidade” em 21 de junho, que estabelece padrões para fintechs que fornecem serviços de dinheiro digital em Singapura:

A@MAS_sg publicou um whitepaper propondo um protocolo comum para especificar as condições para o uso de dinheiro digital, como CBDCs, depósitos bancários tokenizados e stablecoins em um livro-razão distribuído.

LEIA

— MAS (@MAS_sg)

Embora a adequação da Ripple às regras de conformidade de Singapura tenha ocorrido sem muitas barreiras legais, esse não foi o caso em outros lugares.

A equipe jurídica da Ripple está de mãos atadas pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA desde dezembro de 2020, depois que o regulador processou a empresa por supostamente oferecer o XRP – o token que alimenta o XRP Ledger – como um valor mobiliário não registrado.

Uma decisão sobre o caso de alto perfil deve ser tomada nos próximos meses, de acordo com Garlinghouse.

Em 15 de junho, a Ripple fechou uma parceria com o banco central da Colômbia, o Banco de la República, para testar uma moeda digital de banco central em seu XRP Ledger.

A empresa também fechou parcerias com os bancos centrais de Montenegro e da Tailândia, além de muitos outros bancos regionais e instituições financeiras em diversas partes do mundo.

LEIA MAIS

Você pode gostar...