James Wallis, da Ripple, destaca o papel dos CBDCs na quebra de barreiras financeiras
Wallis esclarece que a inclusão financeira visa estender os serviços financeiros a indivíduos em todo o mundo, especialmente aqueles com baixos rendimentos e sem vínculos com instituições financeiras.
James Wallis, vice-presidente da Ripple para compromissos com bancos centrais e moedas digitais do banco central (CBDCs), destacou o papel dos CBDCs no avanço da inclusão financeira global em um breve vídeo.
Wallis esclarece que a inclusão financeira visa estender os serviços financeiros a indivíduos em todo o mundo, especialmente aqueles com baixos rendimentos e sem vínculos com instituições financeiras.
Wallis identificou factores-chave por trás da exclusão financeira, incluindo baixos rendimentos e a falta de laços existentes com instituições financeiras, levando à ausência de um histórico de crédito.
Em regiões com exclusão financeira, os bancos são muitas vezes entidades comerciais movidas pelos interesses dos acionistas, colocando desafios no atendimento a indivíduos com recursos limitados, uma vez que é difícil gerar lucros a partir de tal grupo demográfico.
Wallis afirmou que os CBDCs fornecem uma solução econômica ao permitir serviços financeiros a um custo significativamente mais baixo do que os métodos tradicionais. Os CBDCs oferecem opções de pagamento simplificadas e oportunidades de estabelecer crédito, mesmo sem vínculos anteriores com instituições financeiras, disse ele.
Isto permite que os indivíduos construam históricos de crédito, adquiram capacidades de empréstimo e estimulem o crescimento dos seus negócios. Wallis concluiu que os CBDCs representam uma inovação transformadora que aborda os desafios globais na inclusão financeira.
A Ripple está trabalhando em parceria com mais de 20 bancos centrais em todo o mundo em iniciativas CBDC e assumiu o papel de parceiro tecnológico para a segunda fase do projeto lari digital da Geórgia . Além disso, a Ripple está ativamente envolvida em colaborações CBDC no Butão, Palau, Montenegro, Colômbia e Hong Kong.
Ripple está em uma batalha legal contínua com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Em julho, a Ripple recebeu o reconhecimento da Currency Research por suas contribuições para o avanço da moeda digital e a melhor iniciativa de sustentabilidade, especialmente por promover a inovação em CBDCs.
Revista: China expande os tentáculos do CBDC, Malásia é o novo rival criptográfico de HK: Asia Express