CTO da Ripple ataca Vitalik Buterin por comentários irônicos sobre XRP
David Schwartz comparou mineradores de criptomoedas nos ecossistemas Ethereum e Bitcoin aos acionistas do eBay, o que ele acredita que também torna BTC e ETH títulos.
Em uma discussão que começou em torno do limite recente de 30.000 dólares canadenses de duas exchanges de criptomoedas de Ontário em compras de altcoins – que excluiu Ether (ETH), Litecoin (LTC) e Bitcoin Cash (BCH) – o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, fez comentários irônicos sobre o XRP, que o diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, não aceitou muito gentilmente.
Buterin, em resposta a um tweet, elogiou a reação da comunidade Ethereum contra os regulamentos que privilegiam o ETH sobre outras criptomoedas. David Hoffman, fundador da plataforma descentralizada de mídia e educação Bankless, respondeu a Buterin e disse que não se importaria se eles restringissem o XRP.
XRP already lost their right to protection when they tried to throw us under the bus as “China-controlled” imo:https://t.co/t6cbMtjsEV
— vitalik.eth (@VitalikButerin) August 17, 2022
O XRP já perdeu o direito à proteção quando tentaram nos jogar debaixo do ônibus como “controlado pela China” imo:https://t.co/t6cbMtjsEV
— vitalik.eth (@VitalikButerin) 17 de agosto de 2022
Buterin se juntou às críticas ao XRP, alegando: “Eles já perderam o direito à proteção quando tentaram nos jogar debaixo do ônibus como ‘controlados pela China'”. A resposta de Buterin criou uma tempestade entre os seguidores do XRP no Twitter, e o debate foi posteriormente acompanhado pelo próprio Schwartz.
Buterin estava se referindo à defesa da Ripple em sua batalha judicial em andamento com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), na qual alegou que o XRP não deveria ser considerado um tíulo, já que o Ether e o Bitcoin (BTC) são de natureza semelhante, e até disse que as principais duas criptomoedas eram controladas por chineses. Atualmente, a Ripple está lutando contra uma ação da SEC sobre a suposta venda e emissão não licenciada de tokens XRP.
Schwartz reiterou as alegações anteriores da Ripple de que ETH e BTC são títulos e comparou mineradores no ecossistema aos acionistas do eBay. Ele disse:
“Acho perfeitamente justo fazer uma analogia entre mineradores em sistemas PoW e acionistas em empresas. Assim como os acionistas do eBay ganham com o atrito residual entre compradores e vendedores que o eBay não remove, o mesmo acontece com os mineradores em ETH e BTC.”
Schwartz concluiu seu tweet com uma pergunta a Buterin, perguntando se o governo ou o mercado deveriam resolver o debate sobre títulos.
Do you think this debate should be settled by the government or the market, @VitalikButerin? This quotation wasn’t pulled from some attempt by Ripple to get the government to regulate ETH, was it?
— (@JoelKatz) August 18, 2022
Você acha que esse debate deve ser resolvido pelo governo ou pelo mercado, @VitalikButerin? Esta citação não foi retirada de alguma tentativa da Ripple de fazer o governo regular a ETH, foi?
— (@JoelKatz) 18 de agosto de 2022
O status potencial do Ether como título tornou-se um tema quente durante os processos judiciais em andamento, com a Ripple alegando que a SEC tem um viés claro contra eles e favorece o Ethereum. Em uma entrevista em 2021, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, afirmou que a SEC ajudou o ETH a ultrapassar o XRP como a criptomoeda nº 2.
A categorização das criptomoedas como valores mobiliários tem sido um debate de longa data devido à falta de diretrizes regulatórias. A maioria dos reguladores em todo o mundo considera o Bitcoin um ativo, enquanto ainda há um debate em andamento sobre o status do ETH devido à sua oferta inicial de moedas e pré-mineração.
LEIA MAIS: