Ripple e ConsenSys participam de programa da Mastercard para promover inovação de CBDCs

A gigante de pagamentos recrutou uma série de empresas do mercado em sua busca por inovação e eficiência em uma inovação tecnológica que 93% dos bancos centrais estão analisando atualmente.

A Mastercard está formando um programa de parceria com sete proeminentes fornecedores de blockchain e tecnologia de pagamento para “trazer uma maior compreensão dos benefícios e limitações” das moedas digitais de banco central (CBDCs). O anúncio oficial foi feito em em 17 de agosto. 

A Mastercard não compartilhou planos específicos para o grupo de trabalho, mas mencionou muitos chavões comuns às referências às CBDCs – segurança, privacidade, interoperabilidade, setor privado, estímulo à inovação e à eficiência, por exemplo. O chefe de ativos digitais e blockchain da Mastercard, Raj Dhamodharan, declarou no comunicado:

“À medida que olhamos para um futuro digital, será essencial que o valor mantido como uma CBDC seja tão fácil de usar quanto outras formas de dinheiro.”

O programa da Mastercard reunirá empresas que já contribuíram para o desenvolvimento de CBDC de formas diferentes. Incluirá a Ripple, que recentemente introduziu uma plataforma dedicada a CBDCs, a empresa de software ConsenSys, que vem trabalhando em vários projetos de CBDC, e a Fluency, fornecedora de soluções de ativos tokenizados, que está envolvida em 23 projetos de CBDCs.

A participante Giesecke+Devrient tem sua própria solução de CBDC e trabalhou com os bancos centrais de Gana e da Tailândia em projetos de CBDC. A Idemia é especializada em pagamentos off-line e participou de um projeto de CBDC com um sistema de pagamento japonês. A Consult Hyperion também trabalha com bancos centrais em soluções de pagamento off-line. O grupo é completado pela plataforma de custódia institucional Fireblocks.

Países onde a Mastercard está explorando CBDCs. Fonte: Mastercard

A Mastercard tem se mantido ativa no espaço cripto há anos, mas tem se afastado dele recentemente. A empresa demonstrou forte apoio às CBDCs e participou de projetos com o Banco de Compensações Internacionais (BIS) e o braço de Nova York do Fed , bem como com bancos centrais individuais.

A MasterCard anuncia hoje o conjunto inaugural de parceiros~ a plataforma de CBDCs da @Ripple, a empresa de software de blockchain e Web3 @Consensys, o provedor de soluções de ativos tokenizados e multi-CBDC @fluencycbdc, o provedor de tecnologia de identidade digital @IdemiaGroup , o consultor de identidade digital…

— Crypto Eri Carpe Diem (@sentosumosaba)

LEIA MAIS

Você pode gostar...