Rio2C: Globo deve entregar TV do futuro 3.0 em 2026
Com investimento anual de R$ 5 bilhões em tecnologia, executivos da TV globo, falaram sobre a TV do futuro 3.0 durante a Rio2C.
TV do Futuro: Como será assistir TV amanhã?
Você já se perguntou como será a TV do Futuro 3.0? Para a Globo, a sincronicidade e a experiência personalizada do usuário devem mudar sobretudo como nos relacionamos com a televisão hoje.
A emissora que faz parte do maior conglomerado de comunicação do país inclusive já está experimentando alguns destes conceitos. Isso porque a empresa conhece profundamente o seu consumidor, usando ferramentas para segmentar tudo.
A gerente sênior do regulatório da Globo, Ana Eliza Faria e Silva falou sobre como a empresa vai continuar evoluindo. E tudo para se adaptar às demandas de um mercado em constante evolução e sobretudo para atender um público cada vez mais conectado e exigente.
Experiência do consumidor é o principal foco
O consumidor pode esperar mais integração durante a experiência de assistir TV com customização de ofertas a partir da tv em ações locais.
“Se por exemplo, o telespectador está assistindo à novela e gostar de uma peça de roupa, ou de um produto como uma panela ou qualquer outro objeto que aparece em cena, ele pode comprar na hora a um click”, detalhou um dos executivos do grupo.
Outras ações baseadas em preferências incluí também descontos personalizadas em comércios parcerios locais como descontos em pizza para um usuário frequente do estabelcimento do bairro. Ou seja, na prática o consumidor terá uma experiência única baseada em suas preferências e gostos pessoais
“E sobre a ótica do telespectador, essa televisão”, disse Ana Eliza
A executiva explicou que há um processo regulatório em andamento com as autoridadeds competentes, mas a expectativa é que a TV do Futuro esteja disponível em 2026.
TV 3.0 será conectada a economia digital
Conforme a Globo, a A TV 3.0 insere definitivamente a TV aberta na economia digital, integrando em um único ecossistema atributos desses dois mundos.
Além disso, a emissora pretende integrar os benefícios da TV aberta como o alcance, gratuidade e acessibilidade com o digital focado em facilidade, interatividade e experiência do consumidor. E tudo em uma única plataforma.
“Tudo isso exige uma padronização tecnológica para que possa ser oferecida à população. Então, a história que a gente está contando aqui, é um spoiller de uma construção que já está acontecendo. Ela nasce de um processo da própria indústria de buscar essa evolução”, detalhou Eliza.
A diretora da área legal de TI da Globo citou o Decreto nº 11.484, do governo federal com normas para a Televisão Digital brasileira como um marco. Conforme comunicado oficial do planalto a os aparelhos de TV 3.0 serão fabricados a partir de 2025.
Experiencia da TV 3.0
Leandro Gejfinbein, diretor de experiência do usuário na Globo, falou sobre a concepção da experiência da nova TV3.0. Ele atua em todos os produtos e plataformas digitais da empresa, incluindo Globoplay, G1, Ge e Home.
A nova TV 3.0 vai funcionar, de um ponto de vista conceitual, da experiência do consumidor como se fosse um app, detalhou Gejfinbein.
“A forma que a gente está acostumado a navegar hoje, a usar e a acessar apps ou apps dos serviços, são serviços digitais de consumo de vídeo na televisão. Vamos trazer isso para TV aberta.”
Em breve a experiência de navegar em canais, sejam abertos ou fechados, vai mudar para um serviço bem personalizado de formas diferentes para o consumidor escolher o que melhor lhe atende.
Leonora Bardini, profissional que comanda a programação de uma das maiores redes de televisão do mundo, em uma comunidade de 52 milhões de seguidores que somam mais de 178 milhões de interações nas redes sociais @tvglobo, também participou da conversa.
A expectativa da organização do Rio2C é receber 50 mil visitantes até domingo para refletirem a temática deste ano: “A era da consciência”.
O artigo Rio2C: Globo deve entregar TV do futuro 3.0 em 2026 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.