Rio de Janeiro vai aceitar criptomoeda para pagamento de IPTU a partir de 2023

O Rio de Janeiro apresenta nesta sexta-feira, 25 de março as propostas e ações que o grupo de trabalho da Crypto Rio iniciou em janeiro deste ano, após o anúncio da criação da criptomoeda carioca e a primeira oficial de uma cidade brasileira.

Durante a abertura do evento Criptoatividade Carioca, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação – Chicão Bulhões e o Secretário de Fazenda e Planejamento – Pedro Paulo Carvalho Teixeira anunciaram que a cidade passa a receber pagamentos para IPTU com criptoativos a partir de 2023, disponibilizando assim mais uma forma de pagamento do imposto predial para os contribuintes.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Para isso será feita a contratação de empresas especializadas na conversão de criptoativos para reais, além de não incorrer problemas jurídicos ou tecnológicos porque a Prefeitura vai receber 100% do tributo em moeda nacional.

Chicão explica que um dos objetivos da Prefeitura é fazer do Rio o ecossistema cripto do Brasil, contribuindo para a cidade se tornar a capital da inovação e tecnologia do país. Além de já ter um forte ecossistema no setor, a cidade tem grande potencial para crescer ainda mais, pela grande quantidade de universidades e centros de pesquisa instalados por aqui.

Chicão Bulhões – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação RJ

O prefeito Eduardo Paes, entusiasta dos criptoativos também presente no painel reforça “Meu compromisso é fazer o que for necessário para desenvolver e fortalecer o ecossistema cripto no Rio”.

Com o anúncio o município do Rio começará a receber suas receitas em criptomoedas, podendo investir nesses ativos tornando assim a arrecadação da cidade mais rentável.

Para o Secretário de Fazenda e Planejamento – Pedro Paulo Carvalho Teixeira, retomar a vocação do Rio como potência do Brasil requer o esforço de olhar sempre para o futuro. A criação de um ambiente de negócios alinhado às expectativas da sociedade digital é fundamental para reforçar o potencial da cidade na atração de novos negócios e liderar transformações profundas em nosso país.

“Neste processo, a Prefeitura tem acompanhado os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais, que crescem de maneira expressiva e fomentam segmentos econômicos com enorme tração para impulsionar a economia do município”.

O CEO da InvestRio, a agência de promoção e atração de investimentos da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Rodrigo Stallone lembra:

“Temos a capacidade de ajudar os atores econômicos a evitarem equívocos e gerarem resultados mais rápidos com a nossa expertise local.”

Mercado Bitcoin participa de painel :Criptoativos para cidade do Rio.

Durante os debates com especialistas do mercado e órgãos reguladores o CEO Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, participa de painel com o tema “Desafios e Soluções do Mundo Cripto: Análise do Mercado”, com mediação do presidente da Invest.Rio, Rodrigo Stallone e participação de Caroline Nunes, fundadora e CEO da InspireIP.

“Somos a maior exchange da América Latina e uma companhia crypto native e, por isso, estamos muito animados com a possibilidade de auxiliar com ideias e projetos a proposta que o Rio de Janeiro está desenhando para se tonar uma cidade crypto friendly”, disse Rabelo.

Paes explica que

“Dados os avanços tecnológicos e econômicos, nacionais e internacionais, decorrentes das tecnologias blockchain, de meios de pagamentos e de criação de ativos e moedas digitais, e que estas atividades e inovações representam segmentos econômicos que podem impulsionar a economia carioca, especialmente no tradicional ambiente de inovação e de mercado financeiro existentes, o tema se torna de grande relevância para a nossa cidade. Nesse sentido, há determinação de a Prefeitura incentivar e adotar algumas dessas soluções e ferramentas, para ampliar recursos financeiros disponíveis no caixa municipal, que possam ser utilizados em políticas públicas voltadas para a população carioca.”

O universo de criptomoedas é mais um importante segmento com um grande potencial de desenvolver a economia do Rio, no setor de inovação e tecnologia! Vamos fazer o que for preciso para que o Rio se torne uma Cripto friendly city, concluí Chicão Bulhões.

O evento – realizado na sede da Firjan – é organizado em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e pela Fundação João Goulart (FJG).

Matéria em atualização.

O artigo Rio de Janeiro vai aceitar criptomoeda para pagamento de IPTU a partir de 2023 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...