projeto de lei de Rhode Island excluiria alguns tokens das leis de valores mobiliários
Um projeto de lei apresentado na Assembléia do Estado de Rhode Island permitiria que alguns “tokens de blockchain” evitassem as leis de valores mobiliários do Estado
Um projeto de lei na Assembléia Legislativa do estado norte americano de Rhode Island excluiria “tokens de blockchain” das leis estaduais de valores mobiliários. O projeto foi apresentado na legislatura em 27 de fevereiro.
O H5595 projeto de lei bipartidário propõe uma série de alterações à Rhode Island Securities Act, segundo o qual “um desenvolvedor ou vendedor de um símbolo blockchain conhecido não será considerado o emissor de um título”, devem ser respeitadas determinadas condições.
O token deve ser usado para um “propósito de consumo” que é exclusivamente trocável por “recebimento, bens, serviços ou conteúdo, incluindo direitos de acesso a bens, serviços ou conteúdo”.
Os tokens não podem ser comercializados como um investimento e, se não forem utilizáveis para um “propósito de consumo” quando vendidos, os compradores devem ser impedidos de revendê-los. O H5595 também exclui as entidades que facilitam a troca de um token do status de corretor-revendedor, caso ele registre uma notificação com o Secretário de Estado. O projeto de lei conclui definindo um “token blockchain” como:
“(2) Registrado em um livro ou banco de dados digital que seja cronológico, consensual, descentralizado e matematicamente verificado em natureza, especialmente relacionado ao fornecimento de unidades e sua distribuição; e (3) capaz de ser negociado ou transferido entre pessoas sem um intermediário ou custodiante.”
De acordo com o portal de informação sobre legislação Legiscan, o projeto foi encaminhado ao Comitê de Finanças da Câmara após sua introdução. Nenhuma informação a respeito de novos votos foi divulgada.
Uma lei semelhante foi aprovada recentemente na Assembléia Geral do Colorado. O SB023 ou o “Colorado Digital Token Act” oferecerão liberdades adicionais limitadas para criptomoedas e comerciantes. Especificamente, a lei “oferece isenções limitadas dos requisitos de registro de valores mobiliários e de corretagem de valores mobiliários e de vendedor para pessoas que lidam com tokens digitais”. No momento, a lei está aguardando a assinatura do governador para se tornar lei.
Após as eleições federais de meio de mandato de novembro de 2018, vários estados conquistaram representantes e autoridades amigas do setor de criptomoedas e blockchain. Em Rhode Island, a governadora democrata que está sentada, Gina Raimondo – que ocupa uma posição de alta amizade com blockchain – defendeu seu cargo contra um adversário republicano.