Revolução financeira descentralizada, o que é o Dexalot?
Embora as negociações baseadas em AMM tenham aumentado recentemente, a maioria dos ativos digitais ainda é negociada por meio de exchanges centralizadas de caixa preta.
A triste realidade é que a maioria dos novos usuários de criptomoedas deve confiar nessas antigas exchanges centralizadas como sua incursão inicial em criptomoedas. Essas exchanges têm uma história repleta de problemas que vão desde manipulação de mercado a hacks, bem como problemas com retiradas de ativos, funções de depósito desativadas arbitrariamente, etc. Essa circunstância não é ideal e impacta negativamente a adoção de ativos digitais.
O Dexalot é um mercado baseado no protocolo Avalanche, a tecnologia de blockchain mais rápida e inovadora. Ele tem como objetivo resolver esses problemas primários com exchanges centralizadas, eliminando a relação de custódia entre o usuário e o mercado e proporcionando igualdade de condições para todos os negociadores por meio de negociações descentralizadas.
Então, como isso funciona?
Ao contrário dos AMMs tradicionais no Avalanche (que fornecem principalmente funcionalidade de troca usando uma fórmula de produto constante), o Dexalot oferece suporte nativo a um livro de pedidos com limite central completo, que permite aos usuários inserir pedidos a preços que desejam executar. Essas ordens eliminam a preocupação com a derrapagem dos preços nas execuções e os riscos potenciais de serem antecipados durante uma negociação. Além disso, as ordens de mercado (a serem ativadas no Dexalot quando a liquidez apropriada for alcançada para qualquer par) permitirão que os usuários recebam a mesma execução de prioridade de preço e tempo com a qual estão acostumados em bolsas centralizadas.
A interface do usuário (IU) do Dexalot também tem como objetivo oferecer a aparência familiar de exchanges centralizadas.
A transparência é importante. Todos os pedidos (e pedidos cancelados) colocados na IU do Dexalot são registrados diretamente no blockchain e exibidos no livro de pedidos de limite central. Isso permite que todos os usuários e observadores recebam o mesmo nível de transparência em relação às atividades no blockchain. O Dexalot visa eliminar a necessidade de confiar em uma instituição central ou contraparte e, inerentemente, cria um campo de jogo mais nivelado para todos os usuários, independentemente de seu tamanho e sofisticação.
Ao combinar a transparência e o poder de uma carteira de pedidos com limite central com a velocidade com que o Avalanche finaliza as transações, a Dexalot visa revolucionar a negociação de ativos digitais com o objetivo de afastar a participação de mercado das bolsas centralizadas.
Por que o Dexalot está posicionado para ser a principal exchange de ativos digitais?
Uma das maiores vantagens que o Dexalot, e, francamente, toda a comunidade Avalanche têm é o Avalanche Digital Asset Bridge com suporte da Intel SGX. Essa ponte entre as blockchains do Avalanche e do Ethereum permitiu que os entusiastas do DeFi construíssem cerca de US$ 5,89 bilhões em ativos no Avalanche até o momento. Embora a ponte atualmente suporte apenas Ethereum e Avalanche, a tecnologia permite fazer a ponte entre outras blockchains também.
As muitas inovações planejadas além da ponte atual e do algoritmo de consenso para a Avalanche, combinadas com a velocidade inerente do Avalanche (tempos de liquidação de negociação mais rápidos) e eficiência (taxas de transação mais baixas), colocaram o Dexalot em uma posição privilegiada para capturar participação de mercado de bolsas centralizadas.
Isso nem mesmo explica os planos da Dexalot de migrar para sua própria sub-rede, o que aumentará ainda mais a velocidade das transações e reduzirá as taxas.
Por que o Dexalot foi construído na Avalanche?
Embora os parágrafos anteriores já tenham tocado neste tópico brevemente, esta resposta certamente merece uma seção própria. O Dexalot acredita que o Avalanche é atualmente o blockchain mais rápido, mais descentralizado e de crescimento mais rápido que existe. O objetivo do Dexalot é alavancar todas as principais conquistas do Avalanche, como finalização rápida, alta capacidade, ampla descentralização e imutabilidade de dados, para fornecer a melhor experiência possível de livro de pedidos com limite central.
Atualmente, o Avalanche já conta com mais de 1.100 validadores. Apenas nas últimas 24 horas (16 de novembro de 2021), mais de 482.000 transações ocorreram nas Cadeias X e C. Hipoteticamente, se alguém executasse o mesmo número de transações ao mesmo tempo no Avalanche, levaria apenas menos de 2 minutos para ser concluído, com base em uma estimativa de 4.500 TPS fornecida pela Ava Labs. Isso implica que o uso atual no Avalanche nem chega perto da capacidade total. Além disso, este número de 4.500 TPS foi baseado em testes realizados antes do lançamento do mainnet.
Quem apoia o Dexalot?
O Dexalot é o primeiro recebedor de financiamento do Fundo Blizzard (mesmo antes de o Fundo ser anunciado publicamente!). O investimento inicial é uma prova do compromisso dos investidores com o crescimento do ecossistema Avalanche.
O Fundo Blizzard é composto por investidores e instituições altamente conceituados com o objetivo de desenvolver e apoiar o ecossistema Avalanche. Os investidores que fazem parte do fundo incluem, mas não estão limitados, à Avalanche Foundation, Ava Labs, Polychain Capital, Three Arrows Capital, Dragonfly Capital, CMS Holdings, Republic Capital, R / Crypto Fund, Collab + Currency, Lvna Capital e Capital de Finalidade.
Emin Gun Sirer, fundador do Ava Labs e diretor da Avalanche Foundation, disse: “Os últimos dois meses mostraram um crescimento incrível da Avalanche, com usuários, ativos e aplicativos se juntando à comunidade em recordes. A Blizzard terá um papel fundamental em acelerar ainda mais esse crescimento e solidificar a posição do Avalanche como o principal lar para projetos e pessoas que serão pioneiras na próxima era em nosso espaço”.
O Dexalot orgulhosamente pensa que é um desses projetos pioneiros no ecossistema Avalanche.
Resultados e recapitulação da rede de teste Dexalot Fuji
A implantação do Dexalot na Fuji forneceu à equipe muitos dados. Suas 12.000 carteiras exclusivas se conectaram ao Dexalot – ela acredita que sejam usuários únicos, já que o Dexalot ainda não publicou as ferramentas e documentação necessárias sobre conectividade automatizada nos contratos inteligentes.
Além da contagem exclusiva de carteiras na rede de teste Fuji, o Dexalot teve mais de 288.800 transações totais na rede e US$ 42,1 milhões em volume até o momento, ultrapassando os volumes em algumas bolsas centralizadas menores.
Embora todos esses sejam dados de rede de teste, o Dexalot pretende ser o produto que finalmente rompe o equilíbrio de poder e traz todos os benefícios da descentralização, imutabilidade e resistência à censura para os usuários.
O artigo Revolução financeira descentralizada, o que é o Dexalot? foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.