Pesquisadores destacam problemas de privacidade na Lightning Network
Pesquisadores europeus publicaram um artigo detalhando um ataque que pode ser usado para quebrar a privacidade dos saldos nos canais da Lightning Network.
Pesquisadores da Universidade Norueguesa e da Universidade do Luxemburgo publicaram um artigo detalhando um ataque que pode revelar transações transmitidas pela Lightning Network do Bitcoin.
A Lightning Network surgiu como um compromisso controverso do debate sobre limites e escalabilidade de blocos do Bitcoin (BTC). É uma solução de segunda camada que facilita transações de Bitcoin quase instantâneas e de baixo custo. Os defensores afirmam que oferece privacidade implementando o sistema SegWit.
Estudantes universitários quebram os saldos do canal da Lightning
Quatro pesquisadores das universidades da Noruega e Luxemburgo, juntamente com o desenvolvedor da comunidade Lightning, Ren Pickhardt, contribuíram para a pesquisa. Os acadêmicos afirmam ter usado o roteamento de transferência para ‘sondar’ os canais da Lightning e descobrir a soma do Bitcoin mantida.
O documento descreve o “ataque da sonda” como “menos de um minuto por canal” e exigindo “comprometimento moderado de capital e nenhuma despesa”.
Transferências roteadas exploradas para revelar saldos
Os pagamentos são processados pela Lightning Network, diretamente entre duas partes ou roteados – é para isso que um indivíduo envia fundos para um canal ao qual não tem acesso direto por terceiros.
Usando uma infinidade de transações roteadas na rede de testes Bitcoin, os pesquisadores conseguiram revelar os saldos dos canais. O ataque é virtualmente livre de executar, com os pesquisadores configurando todas as transações subjacentes a seus ataques de sondagem para falharem “devido ao saldo insuficiente ou devido ao valor de hash intencionalmente errado”.
As soluções têm compromissos de eficiência de privacidade
A equipe propõe várias soluções em potencial para o ataque, no entanto, enfatiza que cada possível correção requer uma troca entre privacidade e eficiência.
Os estudiosos propuseram modificações no protocolo da Lightning que reduziriam a eficiência da transação, além de uma nova maneira de transmitir os saldos dos canais – embora o método prejudique a privacidade.
Por fim, os pesquisadores argumentam que uma combinação de ambas as abordagens é a solução ideal – onde dados privados são ocultos quando possível e dados públicos também são utilizados para maior eficiência de roteamento.
A Lightning Network atualmente compreende mais de 11.000 nodes, 36.000 canais de pagamento e possui aproximadamente 900 BTC.
Leia mais:
- Baleia de Bitcoin que ganhou R$ 10 milhões em 5 minutos diz que BTC vai subir só quando o mercado eliminar os ‘fracos’
- Legisladores da UE querem criar um novo regulador para ‘pontos cegos’ das criptomoedas
- Novo método de autenticação da Lightning Network pode substituir contas em websites
- Estratégia momentum funciona para todas as criptomoedas?
- Dados revelam que Hodlers do Bitcoin não se assustaram com queda de 50%
- Malta determinada a tornar-se a “Ilha de Blockchain”: regulamentos, adoção, sede da Binance
- Google ingressa no conselho de administração da Hedera Hashgraph